ENSINO HÍBRIDO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 9º ANO NO DISTRITO DE BALBINA.
Resumo
RESUMO
O presente artigo apresenta a importância da utilização das mídias e tecnologias digitais no processo ensino- aprendizagem aplicados nas escolas. A finalidade é inserir o método de ensino híbrido como abordagem pedagógica em sala de aula. A metodologia aplicada para a realização do trabalho foi uma pesquisa de campo desenvolvida na Escola Municipal de Balbina, situada no Município de Presidente Figueiredo, no Estado do Amazonas, desenvolvida em uma turma do nono ano do ensino fundamental, na disciplina de Educação Física. Foram ministradas duas aulas, uma aula utilizando o ensino tradicional e outra aula com o ensino híbrido. Após cada aula, foram aplicadas avaliações para avaliar o desempenho dos discentes. Houve a comparação entre o método tradicional da aula teórica de Educação Física e com método híbrido, afirmou-se o aspecto motivacional, despertando o interesse dos discentes pela disciplina na parte teórica. Após este estudo, conclui-se que o uso das mídias digitais e tecnologias digitais, em especial o aparelho celular, são de suma importância para a construção do conhecimento, atraindo a curiosidade, interesse e podendo trazer resultados satisfatórios no processo ensino-aprendizagem, desde que docentes e discentes sejam inseridos, capacitados e motivados. Sendo assim, docentes precisam conhecer, aprender a utilizar as ferramentas digitais para transpor do ensino tradicionalista para um ensino contemporâneo, tornando as aulas atrativas e dinâmicas, desta forma, resgatar o interesse dos discentes, é o nosso maior desafio como docente. O ensino híbrido traz como eixo diferenciado, focar na metodologia de aprendizagem no aluno e não mais na transferência da informação.
Palavras-chave: Ensino Híbrido; Educação Física; Mídias digitais.