NOVIDADES DO MUNDO VIRTUAL: METAVERSO O QUE HÁ DE NOVO?

Autores

  • Afonso Fonseca Fernandes Professor da Faculdade Martha Falcão - FMF. Doutor em economia – UCB/DF e doutorando em administração de empresa – UNIFOR/CE. 

Resumo

Quando o termo Metaverso foi criado no livro Snow Crash (1992), não se poderia imaginar uma corrida por mundos dos Metaversos e isso pode se transformar numa realidade acirrada entre o Ocidente e o Oriente. No Ocidente temos conhecimento dos mundos Decentraland ou The Sandbox e a iniciativa mais promissora que é da Meta (antiga Facebook) de Mark Zuckerberg, não obstante, segundo o site da revista exame, na reportagem: “Conheça o plano do Tik Tok para construir um metaverso partindo da China”, no Oriente há uma “aposta” da ByteDance, proprietária do Tik Tok que comprou a fabricante de óculos VR Pico para entrar no mundo virtual, e além disso, os investimentos começaram a ficar vultuoso, é o caso da Meta que já investiu mais de US$ 10 bilhões em Pesquisa e Desenvolvimento - P&D em hardwares experimentais de realidade mista, tais como: luvas táteis para sentir os objetos virtuais, óculos de realidade virtuais e capacetes para imersão total.

Palavras-chave: Livro Snow Crash; Mundos dos Metaversos; Decentraland; Hardwares experimentais.

 

Biografia do Autor

Afonso Fonseca Fernandes, Professor da Faculdade Martha Falcão - FMF. Doutor em economia – UCB/DF e doutorando em administração de empresa – UNIFOR/CE. 

Afonso F. Fernandes, é colaborador do site inovação143, professor de graduação e pós-graduação, autor de livro de macroeconomia, analista em segurança da informação, administrador, biólogo, economista, especialização e MBAs pela FGV, mestre e doutor em economia – UCB/DF e doutorando em administração de empresa – UNIFOR/CE. 

Fonte: Afonso Fonseca Fernandes (2022).

Downloads

Publicado

2022-06-12