RELATÓRIO DE 100 DIAS DE ATIVIDADES DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA/UFAM.
Resumo
RESUMO
Diante das discussões que propõem alterar o cenário da educação no país, como a criação de agências independentes de acreditação para o ensino superior, a recente manifestação da CONAES sobre o fim da divulgação dos indicadores de qualidade CPC e IGC e as iniciativas no sentido de desregulamentar e desburocratizar os processos relacionados às IES, torna-se necessário repensar o papel da Comissão Própria de Avaliação (CPA). Educação Superior esteve em evidência no final de 2019, entre outros motivos destaca-se a divulgação dos resultados do Enade. Em 2020 muito já alimenta as redes sociais e este movimento deve aumentar, pois em março os relatórios de autoavaliação institucional elaborados pelas Comissões Próprias de Avaliação (CPA) deverão ser postados no e-MEC para sua análise e estudo dos alinhamentos das ações da UFAM.
A CPA exerce um papel fundamental como uma das bases da tríade que estrutura o SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior). Muitos membros dessas comissões (independente da sua experiência) têm dúvidas quanto ao seu papel formal (como elemento comunicante com a sociedade externa e com o MEC) e quanto ao seu papel de suporte à gestão da Instituição de Educação Superior (IES) - desde a alta direção até os coordenadores de curso para deparem com a realidade dos pontos fracos e fortes da UFAM. Discutir a realidade com seus gestores e partir para as ações.
A Comissão Própria de Avaliação da Universidade Federal do Amazonas visa abordar tais possibilidades de implemento educacional a partir da compreensão da amplitude de diagnósticos e respostas que a CPA pode gerar de maneira a melhorar a oferta dos serviços, a imagem interna e externa da IES e, de forma ampla, a qualidade da educação trabalhada. Divulgar suas ações para a comunidade acadêmica e sociedade civil através das mídias sociais.
Palavras-chave: CPA; CONAES; SINAES; MEC; AVALIES 2017.
ABSTRACT
In view of the discussions that propose to change the education scenario in the country, such as the creation of independent accreditation agencies for higher education, the recent manifestation of CONAES about the end of the dissemination of the CPC and IGC quality indicators and the initiatives to deregulate and to reduce bureaucracy in the processes related to HEIs, it becomes necessary to rethink the role of the Own Assessment Commission (CPA). Higher Education was in evidence at the end of 2019, among other reasons, the dissemination of Enade results stands out. In 2020, much already feeds social networks and this movement should increase, as in March the institutional self-assessment reports prepared by the Proprietary Assessment Commissions (CPA) should be posted on e-MEC for their analysis and study of the alignments of UFAM's actions. The CPA plays a fundamental role as one of the bases of the triad that structures SINAES (National Higher Education Assessment System). Many members of these commissions (regardless of their experience) have doubts about their formal role (as a communicator with external society and with the MEC) and about their role in supporting the management of the Higher Education Institution (HEI) - from the management to the course coordinators to face the reality of UFAM's strengths and weaknesses. Discuss reality with your managers and take action. The Evaluation Committee of the Federal University of Amazonas aims to address such possibilities of educational implementation from the understanding of the breadth of diagnoses and responses that the CPA can generate in order to improve the offer of services, the internal and external image of the HEI and, broadly, the quality of education provided. Publicize your actions to the academic community and civil society through social media.
Palavras-chave: CPA; CONAES; SINAES; MEC; AVALIES 2017.