RELATÓRIO FINAL DE AÇÕES DE EXTENSÃO E INTERIORIZAÇÃO: APRIMORAMENTO DA LEITURA ATRAVÉS DO USO DE TÉCNICAS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQ).
Resumo
RESUMO
Visamos trabalhar com a compreensão da leitura como algo construído social e coletivamente, numa interação humana sujeita as constantes transformações, que de certo modo refletiu em uma concepção de pensamento histórico e dialético em essência, pois se faz presente na vida do homem desde os primórdios da humanidade. O caráter social da língua foi facilmente percebido quando levamos em conta que ela existe antes mesmo de nós nascermos: cada um de nós já encontra a língua formada e em funcionamento, pronta para ser usada. Nesse contexto, a importância e o valor dos usos da leitura são determinados historicamente segundo as demandas sociais de cada momento. Sabemos que atualmente exigem-se níveis de leitura diferentes e muito superiores aos que satisfizeram as demandas sociais até bem pouco tempo atrás – e tudo indica que essa exigência tende a crescer. No entanto, apesar de todas as mudanças e conquistas ocorridas ao longo dos tempos, uma pesquisa recente realizada pelo Indicador Nacional de Analfabetismo Funcional, vinculada ao Ibope do ano 2000, concluiu que apenas 26% dos brasileiros com idades entre 15 e 64 anos conseguem ler e entender um livro, enquanto 74% dos brasileiros têm problemas de leitura. Essas evidências de fracasso intelectual apontam para a escola, a necessidade de reestruturação do ensino da leitura, com o objetivo de encontrar formas de garantir, de fato, a aprendizagem e o prazer de ler. O conhecimento disponível no que se refere à leitura, indica o ensinamento desta através de práticas centradas na decodificar. No entanto, foi preciso oferecer aos alunos do pibex 2008-2009 inúmeras oportunidades de aprenderem a ler usando os procedimentos que os bons leitores utilizam. Constatamos que alguns materiais feitos exclusivamente para ensinar a ler não foram bons para este fim, pois serviam simplesmente para ensinar a decodificar, fazendo com que a criança construísse uma visão empobrecida da leitura. Por esse motivo a história em quadrinhos é conceituada hoje como uma das formas de diversificar e enriquecer as atividades de leitura, pois elas atraem e encanta crianças de todo o mundo. Essa atração provém do apelo à imaginação, à aventura, ao ilusório herói que cada um tem dentro de si. Foi necessário muito cuidado na utilização das histórias em quadrinhos, para não as descaracterizar, devendo-se estimular a leitura crítica e criativa que tragam prazer. Entende-se que à escola cabe o papel de ensinar a ler os quadrinhos, explorando a linguagem lúdica. “Estudar essa linguagem como se estuda a literária é importante, até porque as crianças estão mais contato com os quadrinhos que com a literatura. Assim, para tornar os alunos bons leitores a escola necessitará fazê-los achar a leitura algo interessante e desafiador, visando à autonomia dos discentes (nossa amostra). Percebemos que a leitura das 31 crianças e adolescentes envolvidas no projeto teve um ganho significante na forma de se expressar durante as atividades lúdicas e recreativas, observamos que se comunicavam com uma maior facilidade no desenvolvimento das ações.Quanto a nossa amostra 5 crianças estavam cursando o Ensino Fundamental e 26 estavam cursando o Ensino Médio na rede de ensino público e a nossa faixa etária era de 7 anos a 17 anos e 11 meses de idade.
Palavras-chave: Histórias em Quadrinhos (HQ); Recreação; Atividades Lúdicas; Linguagem em HQ.