RELATÓRIO FINAL DE AÇÕES DE EXTENSÃO E INTERIORIZAÇÃO: APRIMORAMENTO DA LEITURA ATRAVÉS DO USO DE TÉCNICAS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQ).

Autores

  • Thomaz Décio Abdalla Siqueira Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
  • Kemel José Fonseca Barbosa Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
  • Nivea Alves Tavares Pessoa Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
  • Wesley Sousa de Albuquerque Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
  • Rosana Gurgel do Amaral Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
  • Melita Maddy Rossetti
  • Nelzo Ronaldo de Paula Cabral Marques Marques Junior Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Resumo

RESUMO

Visamos trabalhar com a compreensão da leitura como algo construído social e coletivamente, numa interação humana sujeita as constantes transformações, que de certo modo refletiu em uma concepção de pensamento histórico e dialético em essência, pois se faz presente na vida do homem desde os primórdios da humanidade. O caráter social da língua foi facilmente percebido quando levamos em conta que ela existe antes mesmo de nós nascermos: cada um de nós já encontra a língua formada e em funcionamento, pronta para ser usada. Nesse contexto, a importância e o valor dos usos da leitura são determinados historicamente segundo as demandas sociais de cada momento. Sabemos que atualmente exigem-se níveis de leitura diferentes e muito superiores aos que satisfizeram as demandas sociais até bem pouco tempo atrás – e tudo indica que essa exigência tende a crescer. No entanto, apesar de todas as mudanças e conquistas ocorridas ao longo dos tempos, uma pesquisa recente realizada pelo Indicador Nacional de Analfabetismo Funcional, vinculada ao Ibope do ano 2000, concluiu que apenas 26% dos brasileiros com idades entre 15 e 64 anos conseguem ler e entender um livro, enquanto 74% dos brasileiros têm problemas de leitura. Essas evidências de fracasso intelectual apontam para a escola, a necessidade de reestruturação do ensino da leitura, com o objetivo de encontrar formas de garantir, de fato, a aprendizagem e o prazer de ler. O conhecimento disponível no que se refere à leitura, indica o ensinamento desta através de práticas centradas na decodificar. No entanto, foi preciso oferecer aos alunos do pibex 2008-2009 inúmeras oportunidades de aprenderem a ler usando os procedimentos que os bons leitores utilizam. Constatamos que alguns materiais feitos exclusivamente para ensinar a ler não foram bons para este fim, pois serviam simplesmente para ensinar a decodificar, fazendo com que a criança construísse uma visão empobrecida da leitura. Por esse motivo a história em quadrinhos é conceituada hoje como uma das formas de diversificar e enriquecer as atividades de leitura, pois elas atraem e encanta crianças de todo o mundo. Essa atração provém do apelo à imaginação, à aventura, ao ilusório herói que cada um tem dentro de si. Foi necessário muito cuidado na utilização das histórias em quadrinhos, para não as descaracterizar, devendo-se estimular a leitura crítica e criativa que tragam prazer. Entende-se que à escola cabe o papel de ensinar a ler os quadrinhos, explorando a linguagem lúdica. “Estudar essa linguagem como se estuda a literária é importante, até porque as crianças estão mais contato com os quadrinhos que com a literatura. Assim, para tornar os alunos bons leitores a escola necessitará fazê-los achar a leitura algo interessante e desafiador, visando à autonomia dos discentes (nossa amostra). Percebemos que a leitura das 31 crianças e adolescentes envolvidas no projeto teve um ganho significante na forma de se expressar durante as atividades lúdicas e recreativas, observamos que se comunicavam com uma maior facilidade no desenvolvimento das ações.Quanto a nossa amostra 5 crianças estavam cursando o Ensino Fundamental e 26 estavam cursando o Ensino Médio na rede de ensino público  e a nossa faixa etária era de 7 anos a 17 anos e 11 meses de idade.

Palavras-chave: Histórias em Quadrinhos (HQ); Recreação; Atividades Lúdicas; Linguagem em HQ.

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Biografia do Autor

Thomaz Décio Abdalla Siqueira, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Presidente da Comissão Própria de Avaliação – CPA. Pós-doutor em Psicologia Social e do Trabalho – USP; Doutor em Psicologia Clínica – USP; Mestre em Psicologia Social – Universidade de Okayama – Faculdade de Letres (Japão). Professor Titular, Classe E da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. E-mail: thomazabdalla@ufam.edu.br

 

Kemel José Fonseca Barbosa, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Amazonas (1986). Atualmente é auxiliar de ensino da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Ginástica Artística (antiga Ginástica Olímpica), atuando principalmente nos seguintes temas: flexibilidade, treinamento, ginástica olímpica. Membro da Comissão Própria de Avaliação - CPA da Universidade Federal do Amazonas - UFAM de acordo com a PORTARIA N. 2 2543, DE 09 DE AGOSTO DE 2019. Considerando o disposto na Lei n.° 10.861, de 14 de Abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES. Pesquisador credenciado no Diretório de Grupos do CNPq: Psicologia Cognitiva: Criatividade e Corporeidade.

Nivea Alves Tavares Pessoa, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Registro:27146 : CR EDUCACAO FISICA (AM.). Caps Benjamim Matias Fernandes.

Rosana Gurgel do Amaral , Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Bibliotecária na UFAM Manaus, Amazonas, Brasil.

Melita Maddy Rossetti

Possui graduação em pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (2005). Atualmente é pedagoga - Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Manaus. Estudeou o Curso de Especialização Lato Sensu em Psicopedagogia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Araxá - MG (1994). Especialização Lato Sensu na Universidade Federal de Uberlândia - MG (1999) em História da Filosofia e Tópicos Especais. Cursou Informática na Orion Informática - Word, Excel, MS DOS, Corel Draw (1999). Formada em espanhol na Orion Informática. Curso de Capacitação na área de Língua Portuguesa na quarta série, Curso sobre o tema: Violência e Exploração Sexual (FACED/UFAM 2006), Curso Interdisciplinar na Linha de Paulo Freire (ULBRA - AM./2000), Curso de Alfabetização no Método do Paulo freiro (SESI - AM./2002), Curso de Qualidade Total ISO (SESI AM;/2002), Curso de Matemática Séries Iniciais (UFAM/2006), Curso de Redação (SESI - AM/2003). Atualmente trabalho nas Atividade Pedagógicas do Projeto Missão Ubaré pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM - Ministério Público do Trabalho e Superitendência da Zona Franca de Manaus - SUFRAMA.

Nelzo Ronaldo de Paula Cabral Marques Marques Junior, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Graduado do Curso de Bacharelado em Promoção da Saúde e Lazer da Faculdade de Educação Física - FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Graduado Faixa Preta na modalidade esportiva do Jiu-Jitsu pelo "Clube Omar Salum - Brazilian Jiu-Jitsu" em 1999. Formado no Curso Técnico em Segurança do Trabalho no Centro de Ensino Literatus - CEL em 2006. Atua como pesquisador principalmente nos seguintes temas: psicologia do esporte (psicologia desportiva), cultura corporal e educação física. Participou em projetos tais como: Projeto de Extensão ao Trabalho - PET Saúde Gradua SUS em 2016 - 2017; Pace: Brincando na Pestalozzi em 2016; PACE N. 090/2017- 2018 - 01 e 02: os processos pedagógicos das lutas de artes marciais, numa perspectiva de aprendizagem lúdica e sócio-educativa dentro das comunidades de baixa rendo no estado do Amazonas; PIBEX 054/2018 - Registro PROEXTI: CEI n, 441/2018 - Estudo sobre o Burnout em alunos do Curso de Educação Física da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas; PACE 2017 - Estudo de crenças racionais e irracionais dos pacientes neuro-funcionais do Laboratório de Estudos em Neurociências e Comportamento – LENC da Universidade Federal do Amazonas; PACE 2017 - Perfil psicológico dos participantes inseridos no núcleo multiprofissional de reabilitação neurofuncional – pró-neuro da UFAM Responsável pela OFICINA DE JIU JITSU, na XXIV SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA & III SEMANA DE FISIOTERAPIA, com o tema: “Contribuições da Educação Física e Fisioterapia para o estudo da cultura corporal do movimento na Amazônia”. Membro da Comissão Própria da Avaliação - CPA Portaria GR N. 2242/2017 da Universidade Federal do Amazonas - UFAM. PORTARIA N° 2 2543, DE 09 DE AGOSTO DE 2019, Considerando o disposto na Lei n.° 10.861, de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior — SINAES nomeia membro representante discente da Comissão Própria de Avaliação – CPA da Universidade Federal do Amazonas – UFAM desde junho de 2017 até agosto de 2021.

Fonte: Reinaldo de Jesus Abdalla Siqueira (1997).

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Publicado

2022-04-25