DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DOS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM: TEORIA DE SARA PAÍN.

Autores

  • Thomaz Décio Abdalla Siqueira Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Resumo

RESUMO 

A abordagem teórica de Sara Paín nos transporta para uma percepção relacional entre Aprendizagem e Educação. Na qual, a Aprendizagem, enquanto processo, é parte integrante da dinâmica da propagação da cultura. Estabelecendo, assim, uma definição expandida da palavra Educação. Apresenta-nos, também, quatro funções que mantêm uma relação de dependência recíproca entre a própria dita Educação escolar básica: a) Função mantenedora: a educação torna-se responsável pela continuidade da espécie humana à medida que transmite, à cada indivíduo, através do processo ensino-aprendizagem o conjunto de regras e normas que regem a conduta humana, e torna possível a convivência em sociedade baseada nas aquisições culturais - de uma determinada civilização - adquiridas ao longo do tempo. A importância da genética que nos garante a transmissão e a dita continuidade do comportamento animal. E, a Educação garante a transmissão/continuidade do comportamento humano através da Aprendizagem. b) Função socializadora: para o indivíduo transformar-se em sujeito social precisa aprender os códigos e normas que regem o grupo social em que vive. Sendo assim, a Educação não ensina-lhe a comer, a falar ou a cumprimentar. Mas, como executar cada uma dessas ações, dentro das regras e normas sociais que permitem a convivência em sociedade. Há dois tipos distintos de socialização; a que ocorre pela simples internalização do conjunto de normas do superego e a que ocorre, à partir, da compreensão ou conscientização da origem, articulação, limitação e função de cada modalidade de ação que tornam a vida em sociedade possível.

Palavras-chave: Sara Paín; Função mantenedora; Função socializadora; Função repressora; Função transformadora.

 

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Biografia do Autor

Thomaz Décio Abdalla Siqueira, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Presidente da Comissão Própria de Avaliação – CPA. Pós-doutor em Psicologia Social e do Trabalho – USP; Doutor em Psicologia Clínica – USP; Mestre em Psicologia Social – Universidade de Okayama – Faculdade de Letres (Japão). Professor Titular, Classe E da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. E-mail: thomazabdalla@ufam.edu.br

Fonte: Reinaldo de Jesus Abdalla Siqueira (1966).

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Publicado

2022-04-25