OS DESAFIOS DA RELAÇÃO INTERPESSOAL ENTRE OS PROFESSORES EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE GOVERNADOR VALADARES.

Autores

  • Daniela Gomes de Oliveira Graduada em Serviço Social – UNIVALE GV.
  • Eunice Vasconcelos de Paula Castro Graduada em Administração de Empresas – Faculdade Pitágoras GV.
  • Eva Ferreira dos Santos Graduada em Pedagogia – FAEL Faculdade Educacional da Lapa Paraná.
  • Ketlem Lorrayna Rodrigues Dutra Ensino Médio –Escola Estadual Labor Club GV.
  • Natalia Martins Goveia Ensino Médio – Escola Estadual São Vitor GV.
  • Silvana da Silva Lima Graduanda em Ciências Contábeis – FEAD MG Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais.
  • Teddy Willianns Costa de Oliveira Graduado em Marketing – UNOPAR GV.
  • Mayara Kétlin Nascimento Jardim Mestranda do Programa de Pós-Graduação Tecnologia Ambiente e Sociedade (PPGTAS) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri _ UFVJM _Campus Teófilo Otoni – MG.

Resumo

RESUMO

Dentro do ambiente escolar são diversos desafios enfrentados pelos professores que precisam de um ambiente social harmônico para desenvolvimento de suas atividades, com isso, há a necessidade de compreender os desafios enfrentados no ambiente escolar nas relações interpessoais com os professores. Dessa forma a pesquisa procura compreender como se comportar diante dos conflitos dentro do ambiente de trabalho em uma escola do municipal da cidade de Governador Valadares. O estudo tem por objetivos demonstrar os desafios das relações interpessoais dos professores no cotidiano escolar, identificar os conflitos enfrentados pelos professores, propor melhorias para a construção de ambiente harmônico na escola e promover o fortalecimento entre os professores afim de contribuir para o desenvolvimento da instituição. A pesquisa foi desenvolvida com base em um questionário enviado pelo googleforms para 17 professores da E.M.P.M.L.K.Jr. A metodologia utilizada foi por meio de pesquisa descritiva e qualitativa com fundamentação teórica em revisões bibliográficas. A pesquisa possibilitou compreender que o ambiente social saudável é de extrema importância para a aplicação do ensino e de sua qualidade. Dessa forma há a necessidade de compreender quais aspectos precisam ser melhorados para proporcionar o ambiente social que minimiza os impactos dos conflitos no ambiente escolar.

Palavras-chave: Relações Interpessoais, Conflitos, Ambiente de Trabalho.

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Biografia do Autor

Eunice Vasconcelos de Paula Castro, Graduada em Administração de Empresas – Faculdade Pitágoras GV.

Graduada em Administração de Empresas – Faculdade Pitágoras GV.

Eva Ferreira dos Santos, Graduada em Pedagogia – FAEL Faculdade Educacional da Lapa Paraná.

Graduada em Pedagogia – FAEL Faculdade Educacional da Lapa Paraná.

Ketlem Lorrayna Rodrigues Dutra, Ensino Médio –Escola Estadual Labor Club GV.

Ensino Médio –Escola Estadual Labor Club GV.

Natalia Martins Goveia, Ensino Médio – Escola Estadual São Vitor GV.

Ensino Médio – Escola Estadual São Vitor GV.

Silvana da Silva Lima, Graduanda em Ciências Contábeis – FEAD MG Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais.

Graduanda em Ciências Contábeis – FEAD MG Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais.

Teddy Willianns Costa de Oliveira, Graduado em Marketing – UNOPAR GV.

Graduado em Marketing – UNOPAR GV.

Mayara Kétlin Nascimento Jardim , Mestranda do Programa de Pós-Graduação Tecnologia Ambiente e Sociedade (PPGTAS) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri _ UFVJM _Campus Teófilo Otoni – MG.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Tecnologia Ambiente e Sociedade (PPGTAS) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri _ UFVJM _Campus Teófilo Otoni – MG.

Fonte: Daniela Gomes de Oliveira (2022).

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Publicado

2022-04-22