BRINQUEDOTECAS E TRANSTORNO DE OPOSIÇÃO DESAFIANTE.

Autores

  • Bruna Araujo Mendes Estudante do curso de Psicologia da Universidade Mogi das Cruzes, SP.
  • Bruna Guedes de Oliveira Silva Estudante do curso de Psicologia da Universidade Mogi das Cruzes, SP.
  • Juliana de Fátima Oliveira da Fonseca Estudante do curso de Psicologia da Universidade Mogi das Cruzes, SP.
  • Vitória Oliveira de Almeida Estudante do curso de Psicologia da Universidade Mogi das Cruzes, SP.
  • Daieny Panhan Theodório Curso de Psicologia da Universidade Mogi das Cruzes, SP.

Resumo

RESUMO

O presente artigo discute como as brinquedotecas podem auxiliar crianças e/ou adolescentes com o Transtorno de Oposição Desafiante (TOD), para isso foi utilizado como método a pesquisa bibliográfica, através da qual foi realizada uma revisão narrativa, onde materiais variados foram utilizados de acordo com a sua relevância. Foram encontrados 8 (oito) artigos que abordavam os temas e os relacionavam e, dentre esses, 2 (dois) ressaltam os benefícios e espaços do brincar, 1 (um) fala acerca da intervenção terapêutica com base comportamental e 5 (cinco) apontam a técnica lúdica e o jogo como possibilidade de intervenção. Com base nos materiais verificados, foi possível identificar que as crianças e/ou adolescentes que tem o TOD podem se beneficiar do ambiente das brinquedotecas, principalmente na questão da inclusão social, além de apresentar melhoras significativas em seus comportamentos por meio do brincar e de atividades lúdicas que podem ser desenvolvidas nesses espaços.

Palavras-chave: Transtorno de Oposição Desafiante; Infância; Brinquedoteca.

 

 

 

ABSTRACT

The present article discusses how toylibraries can help children and teenagers with Oppositional Defiant Disorder (ODD). For that, bibliographic research was used as method, through which a narrative revision was made, where various materials were used accordingly with its relevance. It was found 8 (eight) articles that approached both themes and related them together and, between those, 2 (two) highlight the benefits and spaces of playing, 1 (one) talks about therapeutic intervention behavioral based, and 5 (five) points ludic techniques and games as possibilities of intervention. Based in the verified materials, it was possible to identify that children and teenagers with ODD can benefit from the toylibraries environment, especially in social inclusion, besides presenting significative changes in their behavior through playing and ludic activities that can be developed in those spaces.

Keywords: Oppositional Defiant Disorder; Childhood; Toylibrary.

 

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Biografia do Autor

Bruna Araujo Mendes, Estudante do curso de Psicologia da Universidade Mogi das Cruzes, SP.

Estudante do curso de Psicologia da Universidade Mogi das Cruzes, SP.

Bruna Guedes de Oliveira Silva, Estudante do curso de Psicologia da Universidade Mogi das Cruzes, SP.

Estudante do curso de Psicologia da Universidade Mogi das Cruzes, SP.

Juliana de Fátima Oliveira da Fonseca, Estudante do curso de Psicologia da Universidade Mogi das Cruzes, SP.

Estudante do curso de Psicologia da Universidade Mogi das Cruzes, SP.

Vitória Oliveira de Almeida, Estudante do curso de Psicologia da Universidade Mogi das Cruzes, SP.

Estudante do curso de Psicologia da Universidade Mogi das Cruzes, SP.

Daieny Panhan Theodório, Curso de Psicologia da Universidade Mogi das Cruzes, SP.

Professora do Curso de Psicologia da Universidade Mogi das Cruzes, SP.

Serviço-escola do curso de Psicologia da UMC

Endereço: Avenida Doutor Candido Xavier de Almeida Souza, 200. Centro Cívico, Mogi das Cruzes, SP. CEP 08780-911

E-mail: daienytheodorio@umc.br

Tel. (11) 99250-2126

Fonte: Kemel Barbosa (2021).

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Publicado

2021-12-20