Estudo de caso: impacto dos custos logísticos em agroindústria de polpas de frutas no município de Benjamin Constant - Amazonas

impact of logistic costs on fruit pulp agroindustry in the municipality of Benjamin Constant - Amazonas

  • Juvan Reis Nogueira Universidade Federal do Amazonas
  • Kleber Bittencourt Oliveira Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Palavras-chave: Custos Logísticos, Cadeia de abastecimento, Agronegócios, Polpa de Fruta

Resumo

A implantação de negócios de qualquer segmento na região amazônica é uma tarefa desafiadora, devido principalmente aos altos custos logísticos, pois as características fisiográficas desafiam a execução do transporte, sobretudo pelas grandes distâncias a serem percorridas aliadas às deficiências existentes nos diversos modais. Por isso mesmo, esta pesquisa buscou analisar o impacto dos custos logísticos nos processos industriais realizados por uma agroindústria de polpas de frutas instalada no município de Benjamin Constant, Amazonas. Para tanto, realizou-se uma pesquisa do tipo exploratória e explicativa, na forma combinada (qualitativa e quantitativa), tendo como método de pesquisa um Estudo de Caso, utilizando de entrevistas, observações e informações de arquivo (pesquisa documental) para coleta de dados. Ao final, puderam-se identificar as principais potencialidades e ameaças logísticas à implantação, consolidação e manutenção da fábrica estudada, como também indicar um plano para aperfeiçoamento da Gestão da Cadeia de Suprimentos, visando a redução dos custos logísticos, e, consequentemente, a otimização dos processos de fabricação e distribuição. Com isto, acredita-se estar contribuindo para o fortalecendo da indústria local, aumentando oferta de emprego e melhoria de renda à população do município, e também, justificando a necessidade de investimento público no aprimoramento da infraestrutura logística da região amazônica.

Referências

ACEVEDO, C. R., & NOHARA, J. J. (2007). Monografia no curso de administração: guia completo de conteúdo e forma: inclui normas atualizadas da ABNT, TCC, TGI, trabalhos de estágio, dissertações, teses. (3ª ed.). São Paulo: Atlas.
BALLOU, R. H. (2006). Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos/Logística Empresarial. (5ª ed.) Porto Alegre: Bookman.
BALLOU, R. H. (2010). Logística Empresarial: Transportes, Administração de Materiais e Distribuição Física. São Paulo: Atlas.
BARBOSA, G. W. R. (2011). Gestão Estratégica de Matéria Prima para Agroindústria. Dissertação (Mestrado Profissional em Desenvolvimento de Tecnologia). LACTEC: Curitiba. Disponível em:
CARPINETTI, L. C. R. (2010). Gestão da Qualidade: princípios e conceitos. São Paulo: Atlas.
CHRISTOPHER, M. (2009). Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos: Criando redes que agregam valor. (2ª ed.). São Paulo: Cengage Learning.
FARIA, C. A., & COSTA, G. F. M. (2007). Gestão de Custos Logísticos. São Paulo: Atlas.
FERREIRA, K. A., & ALVES, M. R. P. A. (2016). Logística e troca eletrônica de informação em empresas automobilísticas e alimentícias. (Vol. 15). Disponível em
GRIM, J. H., HOFSTETTER, J. S., & SARKIS, J. (2014). Fatores Críticos para a Gestão de Sub-Fornecedores: Uma Perspectiva Sustentável das Cadeias de Abastecimento de Alimentos. Int. J. Production Economics.
JACK, G. A. J. van der Vorst; DA SILVA, C. A.; & TRIENEKENS, J. H. (2007). Agroindustrial Supply. Gerenciamento de Cadeias: Conceitos e Aplicações. Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. Roma.
KARSAKLIAN, E. (2000). Comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas.
KUSSANO, M. R., BATALHA, M. O. (2012). Custos Logísticos Agroindustriais: Avaliação do Escoamento da Soja em grão do Mato Grosso para o Mercado Externo. Gestão & Produção. v. 19. Disponível em
MARQUES, E. F., & ALCÂNTARA, R. L. C. (2004). O Uso da Ferramenta Gerenciamento por Categoria na Gestão da Cadeia de Suprimentos: Um Estudo Multicaso. Gestão & Produção. v. 11. Disponível em
MARTINS, P. G., & ALT, P. R. C. (2009). Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais. (3ª ed.). São Paulo: Saraiva.
MELLO, C. H. P., & TURRIONI, J. B. (2012). Metodologia de pesquisa em engenharia de produção: estratégias, métodos e técnicas para condução de pesquisas quantitativas e qualitativas. Universidade Federal de Itajubá. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção. Disponível em
NOGUEIRA. C. L., & MACHADO, W. V. (2004). Logística: um Desafio à Competitividade do Polo Industrial de Manaus. XXIV Encontro Nac. de Eng. de Produção. Florianópolis. Disponível em
OLIVA, J. A. B. (2008). Cenário Atual do Transporte Hidroviário Brasileiro. 5º Seminário Internacional em Logística Agroindustrial. Piracicaba. Disponível em:
PASSOS, L. H. S. (2013). A logística de transportes na Amazônia Ocidental: desafios, limitações e importância para o desenvolvimento do Estado de Roraima. Revista de Administração de Roraima. Boa Vista. Disponível em:
POZO, H. (2010). Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais: uma abordagem logística. (6ª ed.). São Paulo: Atlas.
SAKAI, J. (2011). A importância da logística para a competitividade das empresas: Estudo de caso na indústria do Polo de Camaçari. Dissertação (Mestrado Engenharia). Salvador. Disponível em
SEGRE, G. (Ed.). (2014). Manual Prático de Comércio Exterior. (4ª ed.). São Paulo: Atlas.
SILVA, J. N. da. (2012). Prática Logística na Pequena e Média Empresa como Fator Contribuinte para a Manutenção do Negócio. Dissertação (Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial). Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro. Disponível em:
SILVA, A. L., FISCHMANN, A. A. (1999). Impacto da Tecnologia de Informação no Supply Chain Management: Um Estudo Multicaso Sobre a Adoção de EDI entre Varejo e Indústria Agroalimentar. v. 6. Disponível em
SIMCHI-LEVI, D., KAMINSKY, P., & SIMCHI-LEVI, E. (2010). Cadeia de Suprimentos Projeto e Gestão: Conceitos, Estratégias e Estudos de Caso. (3ª ed.). Porto Alegre: Bookman.
SLACK, N., CHAMBERS, S., & JOHNSTON, R. (2009). Administração da Produção. São Paulo: Atlas.
SOUZA, M. A., SCHNORR, C., FERREIRA, F. B. (2013) Práticas de gestão de custos logísticos: Estudo de caso de uma empresa do setor alimentício. Revista Contemporânea de Contabilidade. Disponível em:
SOUZA, M. A., ZWIRTES, A., RODNISKI, C. M., BORGHETTI, J. C. (2013). Gestão de Custos Logísticos: um estudo das práticas utilizadas por uma Cooperativa Agroindustrial Catarinense. Disponível em
SOUZA, P. A. R. de, BENTES, C. T., GONÇALVES, H. G., DURÃES, R. M., & CURSINO, R. S. (2011). O Serviço de Logística de Distribuição do Interior do Amazonas. Revista Eletrônica de Administração. Disponível em:
VIEIRA, Thaisa R., VIEIRA, Thalita R. (2014). A Engenharia de Tráfego na Logística de Transporte: Um Estudo de Caso em uma Concessionária de Rodovias na Região Noroeste do Estado de São Paulo. Curso Superior de Tecnologia em Logística. Lins. Disponível em:
GIANESI, I. G. N., BIAZZI, J. L. (2011). Gestão estratégica dos estoques. Revista de Administração. USP: São Paulo. Disponível em:
LAIDENS, G., TELES, C. D., MÜLLER, C. J. (2007) Avaliação dos custos logísticos em empresas do setor alimentício. Estudos tecnológicos. Disponível em:
Publicado
2019-12-12
Seção
Artigos