Um olhar sobre a contribuição da escola no processo de formação social e na construção da cidadania dos alunos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v4i2.7008

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar a contribuição dos professores e de uma escola pública da rede estadual de ensino na formação social e cidadã dos alunos do Ensino Fundamental, na cidade de Ituiutaba - MG. Para efetivação deste e em conformidade com os objetivos propostos, optou-se pelos pressupostos teórico-metodológicos de uma pesquisa qualitativa, sustentada nos estudos de Bodgan e Biklen (1991) Minayo (2010) e Chizzotti (2008; 2011).  Como estratégia de coleta de dados, utilizou-se a análise documental, por meio do Projeto Político-Pedagógico e o Regimento da escola, um questionário composto por dez questões abertas aplicado para vinte professoras que quiseram participar da pesquisa, e à equipe gestora. Foi realizada também uma roda de conversa com os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental. Pretendeu-se neste estudo, promover uma compreensão sobre como a escola pode contribuir para a formação da cidadania dos alunos em múltiplas dimensões. Muitos impasses são notados em relação ao compromisso da escola e dos professores com a formação social ou as práticas cidadãs contextualizadas no interior do cotidiano escolar. Podemos considerar que a escola sozinha não está preparada para formar alunos atuantes e críticos em uma sociedade injusta e desigual, este é um trabalho coletivo, que deve ser desenvolvido também pela família, pela sociedade, pelas políticas públicas e pelos governantes, num compromisso pelo bem comum. Só assim seremos capazes de formar cidadãos críticos, conscientes, pensantes, capazes de mudar os rumos da sociedade e conduzir os caminhos da humanidade.

 

Biografia do Autor

Marilia Beatriz Ferreira Abdulmassih, Universidade Federal do Piaui- Campus Professora Cinobelina Elvas

Doutora em Educação - Currículo - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC/SP, com Estágio Científico Avançado, na Universidade do MINHO em Braga- Portugal, na área de Políticas Educacionais. Mestre em Educação - Formação de Educadores- Universidade de Uberaba (UNIUBE). Graduada em Pedagogia -UNIUBE. Professora Adjunta da Universidade Federal do Piaui- Campus Professora Cinobelina Elvas. Vice coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, membro do NDE, da Comissão Permanente de Avaliação e da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Atuou por mais de 34 anos na Educação Básica como Especialista Educacional, Diretora escolar, coordenadora de escolas de tempo integral na rede municipal de ensino de Ituiutaba-MG. Professora Designada da Universidade do Estado de Minas Gerais- unidade Ituiutaba, Professora substituta na Universidade Federal de Uberlândia- Campus Pontal, nos cursos de Pedagogia. No Instituto Superior de Ensino e Pesquisa, professora nos cursos de História, Psicologia e Pedagogia e na pós graduação. Também como professora no curso Normal Superior, da Fundação Presidente Antonio Carlos- Campus Tupaciguara e Professora de Cultura e Política, nos cursos de Administração de Empresas e Ciências Contábeis , na Faculdade Triângulo Mineiro- FTM. Atua também na áreas de Currículo, Políticas Públicas Educacionais, Formação de Educadores, Estágio Supervisionado, principalmente nos seguintes temas: Didática, Currículo, Educação Integral e Ampliação da Jornada Escolar, Estágio Supervisionado, e Legislação e organização da Educação Básica. Atualmente faz parte dos grupos de pesquisas: Políticas de Educação/Currículo (PEC-PUCSP) e Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Infâncias (GEPI-UFU). Membro do Corpo editorial da revista E Curriculum da PUC/SP.

Ana Flávia Marques Santos, Universidade do Estado de Minas Gerais –UEMG

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais –UEMG- Professora da Educação Básica

Publicado

2020-03-20

Como Citar

ABDULMASSIH, M. B. F.; SANTOS, A. F. M. . Um olhar sobre a contribuição da escola no processo de formação social e na construção da cidadania dos alunos. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 01–24, 2020. DOI: 10.29280/rappge.v4i2.7008. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/7008. Acesso em: 26 abr. 2024.