Sobre a Revista

A Revista do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV/UFAM) foi fundada em 2002 pelo Dr. Ricardo Torres Santana e Dr. Jorge Alberto Mendonça, gestores do HUGV à época, tendo como primeiros editores o Dr. Gerson Suguiyama Nakajima (UFAM) e Drª. Maria de Jesus Coutinho Varejão (INPA).

A partir do lançamento do seu primeiro número, a comunidade científica recebeu mais uma ferramenta para estimular o crescimento das pesquisas nas áreas biomédicas na Amazônia, trazendo consigo os benefícios adicionais voltados para o ensino e assistência na área de saúde. Sendo importante para o HUGV e a UFAM recebendo os artigos em fluxo contínuo. Assim, valorizar uma das bases da Universidade que é a pesquisa, criando a memória de um serviço por meio da publicação da prática médica diária.

Em 2016 o Editor-Chefe da Revista do HUGV, Dr. Fernando Luiz Westphal, junto com os Editores-Gerentes, Thaís Viana e Bernardo Farias dos Santos, implantaram o sistema “OJS (Open Journal System) para gerenciar o fluxo editorial desde a submissão do original pelo próprio autor incluindo todo o processo de revisão pelos avaliadores, editores e autores até a publicação do artigo na web.

Tratando-se de uma revista de acesso aberto (ISSN 2764-3131, QUALIS B4), indexada ao NCBI, Google Acadêmico, Diadorim, Latindex, Miguilim, Periódicos de acesso Livre, todos os artigos recebem o DOI, as atividades da revista visa incentivar a submissão de trabalhos científicos em fluxo contínuo produzidos nas Pós-Graduação em Ciências da Saúde – PPGCIS/UFAM, Pós-Graduação em Cirurgia – PPGRACI/UFAM, Residência Médica (COREME/HUGV/UFAM/EBSERH), Residência Multiprofissional e de Área Profissional em Saúde (COREMU/HUGV/UFAM). 

A Revista do HUGV oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporcionando maior democratização mundial do conhecimento.

Hoje a revista está vinculada a Gerencia de Ensino e Pesquisa do HUGV, coordenado pela Dra. Debora Laredo Jezini, tendo como Editores-Chefes a Dra. Maria Izabel Ovellar Heckmann e o Dr. Fernando Cézar Façanha Fonseca, e como Editores Gerentes Bernardo Farias dos Santos e Zânia Regina Ferreira Pereira. Atualmente a Revista do HUGV eletrônica está sendo digitalizada na integra e conta com 22º volumes todos disponíveis em arquivo pdf, que podem ser baixadas por meio do site http://www.hugv.ufam.edu.br/.

Bases de dados onde a revista esta indexada:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/nlmcatalog/?term=Revista+do+Hospital+Universit%C3%A1rio+Get%C3%BAlio+Vargas

https://scholar.google.com.br/citations?user=JM1cL04AAAAJ&hl=pt-BR

https://diadorim.ibict.br/handle/1/3189

https://www.latindex.org/latindex/ficha?folio=31108

     

https://livre2.cnen.gov.br/Inicial.asp