Perfil demográfico educacional dos preceptores de um hospital universitário na cidade de Manaus/AM
DOI:
https://doi.org/10.60104/revhugv11958Palavras-chave:
preceptores, residência médica, perfil demográfico, capacitaçãoResumo
A residência médica é considerada o padrão-ouro dos cursos de especialização e capacitação profissional, e devido a carência de estudos com preceptores na região norte surgiu a necessidade de caracterizar estes profissionais. O objetivo foi determinar o perfil demográfico e educacional dos preceptores dos programas de residência médica do hospital universitário, a atuação e o conhecimento de metodologias ativas de aprendizagem. Foi realizado um levantamento descritivo, com abordagem quantitativa, aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Amazonas (CAAE: 64129422.4.0000.5020), com aplicação de questionário online disponibilizado pela Plataforma Google Forms ® aos preceptores do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV/UFAM). Participaram 128 preceptores, média de 48,06 ± 14,14 anos; 51% gênero feminino; 57% com mais de 15 anos de serviço; 49,21% com carga laboral de 20-40 h/semanais; 51,56 % em regime estatutário e 46,09 % com pós-graduação stricto sensu. A maioria não fez treinamento específico para a função (57 %) ou adota metodologias ativas de ensino e aprendizagem (65%), referindo falta de tempo para capacitação (85%), apesar do interesse na área. A média da idade corresponde a preceptores experientes, trabalhando em regime estatutário, geralmente com mais de 15 anos de atuação, onde o tempo de experiência influencia positivamente a qualidade da preceptoria. Possuem pós-graduação stricto sensu, característica de países em desenvolvimento, porém negam capacitação pedagógica no ensino médico. Os participantes se assemelham ao perfil demográfico dos demais estudos, de modo geral relatando dificuldades na atualização da área de ensino médico, apesar do interesse em atividades ligadas à docência.
Downloads
Referências
Regimento Interno COREME/HUGV. Comissão de Residência Médica/ Hospital Universitário Getúlio Vargas. Universidade Federal do Amazonas, 2019.
Botti SHDO, Rego S. Preceptor, supervisor, tutor e mentor: quais são seus papéis? Revista Brasileira de Educação Médica 2008;32(3):363-73. https://doi.org/10.1590/S0100-55022008000300011
Botti SHDO, Rego S. Docente-clínico: o complexo papel do preceptor na residência médica. Physis: Revista de Saúde Coletiva 2011;21:65-85. https://doi.org/10.1590/S0103-73312011000100005
Autonomo FROM, et al. A Preceptoria na Formação Médica e Multiprofissional com Ênfase na Atenção Primária – Análise das Publicações Brasileiras. Revista Brasileira de Educação Médica [online] 2015;39(2):316-27. ISSN 1981-5271. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n2e02602014
Missaka H, Ribeiro VMB. A preceptoria na formação médica: o que dizem os trabalhos nos congressos Brasileiros de educação médica 2007-2009. Revista Brasileira de Educação Médica [online] 2011;35(3):303-10. ISSN 1981-5271. https://doi.org/10.1590/S0100-55022011000300002
Sant’ana E, Pereira E. Preceptoria Médica em Serviço de Emergência e Urgência Hospitalar na Perspectiva de Médicos. Revista Brasileira de Educação Médica [online] 2016; 40(2):204-15. ISSN 1981-5271. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n2e00542014
Lacerda LCA, Teles RBA, Omena CMB. Estágio supervisionado: percepção do preceptor sobre o processo de ensino-aprendizagem em um hospital de ensino. Revista e-Curriculum, São Paulo 2019 abr./jun;17(2):574-91. https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/download/37908/29025
Ribeiro KRB. Residências em Saúde: saberes do preceptor no processo ensino-aprendizagem. 2015. 226 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158877
Carvalho Filho AM, et al. Preceptors in Medical Residency Programs: Epidemiological Profile and Pedagogic Training. Revista Brasileira de Educação Médica [online]. 2020;44(4):e159. https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.4-20200131
Brasil. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n. 466, de 12 de dezembro de 2012. Aprova diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Brasília, Diário Oficial da União. 2012, Dez 12. In: Revisão Ética na Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. Educação & Sociedade, Campinas 2015 out/dez;6(133):857-63. https://doi.org/10.1590/ES0101-73302015v36n133ED
Wuillaume SM, Batista NA. O preceptor na residência médica em Pediatria: principais atributos. J. pediatr. (Rio J.). 2000 set-out; 76(5):333-8. https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-278501
Scheffer M, et al. Demografia Médica no Brasil 2018. São Paulo, SP: FMUSP, CFM, Cremesp, 286 p. 2018. ISBN: 978-85-87077-55-4. Disponível em: https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/DemografiaMedica2018.pdf
Garcia MAA, Silva ALB. Um perfil do docente de medicina e sua participação na reestruturação curricular. Rev Bras Educ Med 2011; 35(1):58-68. https://doi.org/10.1590/S0100-55022011000100009
Girotto LC. Preceptores do Sistema Único de Saúde: como percebem seu papel em processos educacionais na saúde [dissertação]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 2016. https://doi.org/10.11606/D.5.2016.tde-06122016-110709
Souza AAB. Perfil pedagógico da preceptoria da residência médica em anestesiologia da cidade de Manaus [dissertação]. Manaus: Universidade Federal do Amazonas; 2018. Disponível em: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6435/
Minayo MCS. Desempenho da pós-graduação em saúde coletiva e desenvolvimento do SUS: existe relação? Saúde e Sociedade [online] 2022; 31(3):e220011pt. ISSN 1984-0470. https://doi.org/10.1590/S0104-12902022220011pt
Brasil. Ministério da Educação. Evolução do número vagas de residência médica autorizadas no Brasil: 2014 a 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=103131-evolucao-de-vagas-2014-2018-especialidades&category_slug=novembro-2018-pdf&Itemid=30192
Vilagra SMBW, et al. Percepção de preceptores do internato sobre a influência de modelos na formação médica. Revista Brasileira de Educação Médica [online] 2022; 46(2): e070. ISSN 1981-5271. https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.2-20210273
Chemello D, Manfrói WC, Machado CLB. O papel do preceptor no ensino médico e o modelo preceptoria em um minuto. Revista Brasileira de Educação Médica [online] 2009; 33(4):664-69. https://doi.org/10.1590/S0100-55022009000400018
Amaral E, Domingues RCL, Bicudo-Zeferino AM. Avaliando competência clínica: o método de avaliação estruturada observacional. Revista Brasileira de Educação Médica [online] 2007;31(3):287-90. ISSN 1981-5271. https://doi.org/10.1590/S0100-55022007000300011
Romão GS, et al. Avaliação de Residentes em Ambientes da Prática Clínica (Work-Based Assessment – WBA). Revista Femina 2020;48(1):31-7. Disponível em: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2020/03/1052440/femina-2019-481-31-37.pdf
Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). Recorte Demográfico da Residência Médica Brasileira em 2019. Revista Consensus 2019, ed. 32; julho, agosto e setembro. Disponível em: https://www.conass.org.br/consensus/recorte-demografico-da-residencia-medica-brasileira-em-2019/