Formação do profissional de saúde para o enfrentamento da morte e morrer
DOI:
https://doi.org/10.60104/revhugv10024Palavras-chave:
Morte; Enfermagem; Medicina; Saúde MentalResumo
Lidar com a morte como um processo natural do desenvolvimento humano: a morte e o morrer ainda é um tabu e os sentimentos que ela ocasiona é algo que está no cotidiano dos profissionais de saúde. Esses profissionais saem da universidade preparados para lidar com todas essas questões? O presente trabalho abordou a temática e teve como objetivo compreender como é a relação pessoal de estudantes dos cursos de Enfermagem e Medicina de uma universidade pública com o conceito de morte e do morrer. O tema precisa fazer parte de conteúdos da formação acadêmica para que possamos lidar com ela minimizando as complicações, sofrimentos e não esquecendo a ética. A metodologia se deu por meio de uma pesquisa qualitativa, com aplicação de questionário online com perguntas acerca do tema abordado com acadêmicos do 5° ao 7° período dos cursos de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Dessa forma, foi possível identificar como e quando os temas, morte e luto, são utilizados/explorados nas disciplinas dos cursos da universidade. Os resultados obtidos mostram que os acadêmicos de ambos os cursos reconhecem a importância do estudo de disciplinas que abordem a temática e a maioria não se sente preparado para lidar com essa realidade dentro da vida profissional.
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