RELATO DE EXPERIÊNCIA: AVALIANDO ALUNOS DO 7º ANO ATRAVÉS DO JOGO DIDÁTICO “BOLICHE DAS PLANTAS”
Palavras-chave:
Jogo “boliche das plantas, Avaliação, Ensino-aprendizagemResumo
Devido ao fato do cumprimento do Estágio Supervisionado II do curso de Licenciatura em Ciências Naturais na Escola Estadual Francelina Assis Dantas, e a partir da observação participante em sala de aula foi possível identificar que o instrumento de avaliação do processo ensino aprendizagem vem ocorrendo somente a partir da prova escrita, e tendo como princípio básico, neste processo a busca pela inovação do ensino, criamos o jogo “boliche das plantas” visando a ressignificação do ato de avaliar. O conteúdo abordado foi sobre o reino das plantas ministradas em seis turmas do 7º ano. Desde o primeiro instante em que foi anunciada a forma de avaliação notamos a empolgação dos alunos, pois muitos narraram que nunca tinham feito uma “prova” dessa forma, a avaliação deles começou desde esse primeiro momento, pois a mesma deve ser de forma contínua e não apenas no fim do processo. Como material e método, utilizamos seis garrafas pets, e uma bola de papel. Em sala de aula dividimos os alunos em dois grupos, meninas contra meninos, depois escolhemos um representante para responder pelo o grupo. A cada resposta certa dava o direito de acertar os pinos, a cada erro, seria ponto para a equipe adversária. As equipes tinham 30 segundos para responder as perguntas de múltipla escolha, não podiam ficar bagunçando ou falando muito alto para não atrapalhar o outro grupo ou perdiam ponto. Como resultado, aplicamos o jogo em seis turmas do 7º ano, e em cada uma, obtivemos praticamente as mesmas observações. Os alunos foram participativos, tentaram buscar em suas memórias as aulas ministradas, trabalharam em equipe, pois cada pergunta respondida de forma incorreta a equipe perdia ponto, e o comportamento também foi critério de pontuação, logo, eles procuraram manter a organização para não serem prejudicados, trabalharam a autoavaliação, onde o erro foi elemento chave para a reflexão. Assim sendo, este trabalho apresentou sua relevância no que tange a centralidade da prática por meio do estágio supervisionado, conforme preconiza as Diretrizes de Formação de Professores, Resolução Nº 02/ 2015/CNE/CP.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Ao submeter o manuscrito, os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação do manuscrito revisado, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (Cc-By-Nc-Sa), que permite, sem fins lucrativos, o compartilhamento, adaptações do trabalho, seguindo a mesma política de licenciamento e com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou página pessoal), após seu aceite, antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre - Green Road ).