JOGO DE TABULEIRO "VITAMINADA AMAZÔNICA" PARA ESTUDO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Fernanda Garcia Praia Santos Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Jerusa Araújo Quintão Arantes Farias Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Palavras-chave:

Jogos, Ensino-aprendizagem, Material lúdico, Vitaminas

Resumo

Jogos didáticos são atividades lúdicas importantes no campo pedagógico, em especial, no processo de aprendizagem em diversas áreas do conhecimento. O objetivo deste trabalho foi elaborar um jogo de tabuleiro com a temática vitaminas para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, ressaltando a presença destas nas fontes alimentares típicos da região Amazônica como o tucumã, rambutão e cupuaçu. O jogo consiste dos seguintes materiais confeccionados: 1 tabuleiro (29,7cm x 42 cm), 4 peões, 1 dado padrão e 1 manual. O jogo inicia com o jogo do dado para seleção da primeira equipe a iniciar a brincadeira. O jogador sorteado deverá “lançar” o dado, e a numeração que sair desse, será o número de “casas” que o participante movimentará o seu peão sobre o tabuleiro. O jogo segue com alternância entre as equipes e em algumas casas estão sinalizadas frases de retorno, caso seja selecionada uma “casa” que consta como “Falta de vitamina!”. Por outro lado, o avanço ocorrerá caso conste “saudável”. Em cada “casa” do tipo “falta de vitamina” haverá a indicação das características de uma hipovitaminose específica (casas de retorno). Já o caso da presença de uma vitamina, haverá um desenho de um alimento regional fonte para a mesma. Observa-se que alguns assuntos que apresentam um maior nível de complexidade, como são as vitaminas e coenzimas, podem ser apresentados ainda no Ensino Fundamental com brincadeiras simples e menos complexas, promovendo uma melhor familiarização de tais temáticas. Apesar de caráter simples, jogos são ferramentas lúdicas eficientes no processo de fixação de novos conhecimentos auxiliando nas práticas de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-06-23

Como Citar

SANTOS, F. G. P.; FARIAS, J. A. Q. A. JOGO DE TABULEIRO "VITAMINADA AMAZÔNICA" PARA ESTUDO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Ensino, Saúde e Biotecnologia da Amazônia, [S. l.], v. 3, n. esp., p. 12, 2021. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/8692. Acesso em: 30 dez. 2024.

Edição

Seção

Evento Científico: Resumos Simples

Categorias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)