JOGO DE TABULEIRO "VITAMINADA AMAZÔNICA" PARA ESTUDO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Jogos, Ensino-aprendizagem, Material lúdico, VitaminasResumo
Jogos didáticos são atividades lúdicas importantes no campo pedagógico, em especial, no processo de aprendizagem em diversas áreas do conhecimento. O objetivo deste trabalho foi elaborar um jogo de tabuleiro com a temática vitaminas para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, ressaltando a presença destas nas fontes alimentares típicos da região Amazônica como o tucumã, rambutão e cupuaçu. O jogo consiste dos seguintes materiais confeccionados: 1 tabuleiro (29,7cm x 42 cm), 4 peões, 1 dado padrão e 1 manual. O jogo inicia com o jogo do dado para seleção da primeira equipe a iniciar a brincadeira. O jogador sorteado deverá “lançar” o dado, e a numeração que sair desse, será o número de “casas” que o participante movimentará o seu peão sobre o tabuleiro. O jogo segue com alternância entre as equipes e em algumas casas estão sinalizadas frases de retorno, caso seja selecionada uma “casa” que consta como “Falta de vitamina!”. Por outro lado, o avanço ocorrerá caso conste “saudável”. Em cada “casa” do tipo “falta de vitamina” haverá a indicação das características de uma hipovitaminose específica (casas de retorno). Já o caso da presença de uma vitamina, haverá um desenho de um alimento regional fonte para a mesma. Observa-se que alguns assuntos que apresentam um maior nível de complexidade, como são as vitaminas e coenzimas, podem ser apresentados ainda no Ensino Fundamental com brincadeiras simples e menos complexas, promovendo uma melhor familiarização de tais temáticas. Apesar de caráter simples, jogos são ferramentas lúdicas eficientes no processo de fixação de novos conhecimentos auxiliando nas práticas de ensino.
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