HERBÁRIO DO COLÉGIO MILITAR DE MANAUS: UMA FERRAMENTA DE APOIO PARA AULAS PRÁTICAS DE BOTÂNICA
Palavras-chave:
Exsicata, Didática, EnsinoResumo
Um herbário é uma coletânea de material botânico tratado e conservado com exsicatas ou amostras em meio líquido, conservado em instalações adequadas. O Colégio Militar de Manaus (CMM), no entanto, não apresentava nenhuma coleção biológica própria. Pensando nisso, a partir de um projeto aprovado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Ensino Médio (PIBIC-EM) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), construiu-se o Herbário do CMM. O projeto teve como objetivo auxiliar o aprendizado dos alunos durante vários anos, visto que as exsicatas produzidas poderão ser utilizadas como auxílio visual em aulas de Biologia voltadas à Botânica e como apoio para projetos de Iniciação Científica. Além disso, visa proporcionar um espaço para a participação dos alunos na montagem de exsicatas e fotografias, gerando um meio imersivo de aprendizagem prática. Se apresenta, por fim, como um registro histórico da fauna e flora local, envolvendo o corpo docente em seu estudo e catalogação. Consiste em coletar plantas encontradas na região Amazônica, produzir exsicatas e identificá-las, em parceria com o herbário HUAM, da Universidade Federal do Amazonas. Abrange também a criação de um website com as informações do herbário, para que alunos do EAD (Ensino a Distância) possam consultá-lo. Seguem-se as etapas de coleta, identificação e classificação taxonômica das amostras, prensagem e montagem das exsicatas. A coleta é feita em triplicatas. Na identificação, utilizam-se como referências os sistemas APG III (2009) e o APG IV (2016), no mínimo a nível de família. Se necessário, a comparação com acervos externos também pode ser realizada. Após o tratamento e registro, fotos, dados e imagens da exsicata são carregados no site do Herbário, de endereço <herbariocmm.wordpress.com>. Existem, no momento, 42 amostras sob cautela do Herbário do CMM, 22 com família identificada, e três alunos colaboradores frequentes. Alguns exemplos de amostras catalogadas que se destacam são das famílias Nyctaginaceae, Oleaceae, Fabaceae, Melastomataceae, entre outras. Durante a realização do projeto, observaram-se algumas dificuldades. Em primeiro lugar, percebeu-se que o modelo de exsicatas por vezes impossibilita a visualização de características chaves das estruturas reprodutivas da amostra. Depois, vem o principal desafio do Herbário do CMM, relacionado a equipe e deslocamento. Para a confecção de um herbário, um grupo pequeno não é suficiente, e o projeto evoluiu lentamente em decorrência disso. Ainda, a complexidade logística de fazer coletas em áreas rurais impossibilitou que se saísse do perímetro urbano, restringindo a diversidade de amostras. Apesar disso, a experiência obtida pelos discentes envolvidos foi satisfatória, que adquiriram diversas habilidades no campo da iniciação científica, escrita e Botânica. Revela-se a necessidade de ampliação do projeto, numa segunda fase voltada à divulgação, interação maior com a comunidade escolar e aprimoramento das técnicas de herborização, adotando, por exemplo, a promoção de workshops abertos e amostras em meio líquido. Considerando os resultados obtidos com este trabalho, está sendo desenvolvido o plano de ação para sua continuação, a ser realizada no ano de 2020.
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