ANÁLISE SOBRE O CONHECIMENTO CONTIDO NAS DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (PPG-ECIM) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)
Palavras-chave:
Pós-graduação, Dissertação, Ensino de ciências e matemáticaResumo
Os Programas de Pós-Graduação têm recebido críticas na esfera política, bem como da sociedade sobre a relevância das pesquisas científicas realizadas. De modo a contribuir na reflexão e esclarecimento sobre a produção fomentada nas universidades, objetivou-se analisar os conhecimentos gerados nas dissertações do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPG-ECIM) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Para tanto, realizou-se o levantamento e posterior categorização temática das dissertações do PPG-ECIM defendidas entre os anos de 2016 e 2018 por meio do Sistema de Bibliotecas da UFAM (SISTEBIB). Foram produzidas 37 dissertações (8 em 2016, 11 em 2017 e 18 em 2018), divididas em sete categorias: (I) análise da aplicação de um método não-tecnológico no processo de ensino (12); (II) estudo sobre as vantagens do uso de tecnologias na educação (9); (III) concepção e entendimento de discentes e/ou docentes sobre um determinado assunto (6); (IV) análise do processo de construção de um conhecimento; (V) análise dos benefícios da aplicação de metodologias ou políticas para a formação de professores (3); (VI) estudo sobre a importância do processo de formação continuada do professor (1); (VII) evasão escolar de graduandos (1). Os dados revelam que o número de dissertações produzidas mais que duplicou entre 2016 e 2018. O grande número de trabalhos referentes a aplicação de métodos de ensino é visto como algo positivo, já que entender o contexto da sala de aula é de vital importância para se alcançar os objetivos referentes a construção do conhecimento, principalmente quando envolve o uso de aparatos tecnológicos. Analisar concepções de professores também é relevante, pois revela como ocorre a construção do conhecimento e senso crítico do aluno. Ainda que grandes contribuições ao conhecimento científico tenham sido feitas, há terreno fértil para a produção de pesquisas referentes a formação do professor.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Ao submeter o manuscrito, os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação do manuscrito revisado, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (Cc-By-Nc-Sa), que permite, sem fins lucrativos, o compartilhamento, adaptações do trabalho, seguindo a mesma política de licenciamento e com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou página pessoal), após seu aceite, antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre - Green Road ).