O USO DA INFORMÁTICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO
Palavras-chave:
Informática, Aprendizagem, InfraestruturaResumo
Introdução: Na década de 1990, as Tecnologias Educacionais se diferenciaram pelo seu perfil, com novos modos de trabalho na educação. Isso se deu em face às variadas questões, reflexões e críticas, geradas em torno da sua importância nos sistemas educativos. Deu-se, também, com a informática começando a ser disseminada de forma mais ampla no sistema educacional do país com a iniciativa do Ministério da Educação (MEC) com o projeto EDUCOM, cujo objetivo foi o de se efetivar o desenvolvimento de pesquisas e estratégias metodológicas do uso do computador como recurso pedagógico. Participaram várias universidades públicas e foram implantados centros-piloto para o desenvolvimento de investigações voltadas ao uso do computador na aprendizagem. Objetivo: Objetiva-se avaliar a percepção do professor e dos alunos em relação à contribuição da informática na educação. Método: Na metodologia, uma abordagem qualitativa, pautada em pesquisa bibliográfica. Resultado: Pode-se constatar que tanto os professores quanto os alunos têm encontrado diversas barreiras, como a falta de infraestrutura e problemas com a rede de computadores nas escolas. Apesar de reconhecerem a importância da inclusão digital, não encontram os recursos necessários e de qualidade para introduzir os meios tecnológicos em suas atividades. O poder público atua de forma lenta, quando poderia tomar atitudes mais concretas no intuito de providenciar a instalação dos laboratórios de informática com mais suporte de um técnico no espaço escolar. Por fim, procedeu-se a uma análise de sua aplicação, obtendo-se algumas conclusões a respeito de sua utilização como material de apoio ao ensino.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Ao submeter o manuscrito, os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação do manuscrito revisado, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (Cc-By-Nc-Sa), que permite, sem fins lucrativos, o compartilhamento, adaptações do trabalho, seguindo a mesma política de licenciamento e com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou página pessoal), após seu aceite, antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre - Green Road ).