O USO DA INFORMÁTICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO

Autores

  • Adriano de Lima Leite Instituto Federal do Amazonas/IFAM Campus Coari– Amazonas/Brasil
  • Élida Lopes da Silva Instituto Federal do Amazonas/IFAM Campus Coari– Amazonas/Brasil
  • Gabrielle Camille de Brito Ferreira Instituto Federal do Amazonas/IFAM Campus Coari– Amazonas/Brasil
  • Thiago de Matos Silva Instituto Federal do Amazonas/IFAM Campus Coari– Amazonas/Brasil
  • Francialan Souza dos Santos Universidade Federal do Amazonas - Instituto de Saúde e Biotecnologia (UFAM/ISB)

Palavras-chave:

Informática, Aprendizagem, Infraestrutura

Resumo

Introdução: Na década de 1990, as Tecnologias Educacionais se diferenciaram pelo seu perfil, com novos modos de trabalho na educação. Isso se deu em face às variadas questões, reflexões e críticas, geradas em torno da sua importância nos sistemas educativos. Deu-se, também, com a informática começando a ser disseminada de forma mais ampla no sistema educacional do país com a iniciativa do Ministério da Educação (MEC) com o projeto EDUCOM, cujo objetivo foi o de se efetivar o desenvolvimento de pesquisas e estratégias metodológicas do uso do computador como recurso pedagógico. Participaram várias universidades públicas e foram implantados centros-piloto para o desenvolvimento de investigações voltadas ao uso do computador na aprendizagem. Objetivo: Objetiva-se avaliar a percepção do professor e dos alunos em relação à contribuição da informática na educação. Método: Na metodologia, uma abordagem qualitativa, pautada em pesquisa bibliográfica.  Resultado: Pode-se constatar que tanto os professores quanto os alunos têm encontrado diversas barreiras, como a falta de infraestrutura e problemas com a rede de computadores nas escolas. Apesar de reconhecerem a importância da inclusão digital, não encontram os recursos necessários e de qualidade para introduzir os meios tecnológicos em suas atividades. O poder público atua de forma lenta, quando poderia tomar atitudes mais concretas no intuito de providenciar a instalação dos laboratórios de informática com mais suporte de um técnico no espaço escolar. Por fim, procedeu-se a uma análise de sua aplicação, obtendo-se algumas conclusões a respeito de sua utilização como material de apoio ao ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-10-26

Como Citar

DE LIMA LEITE, A.; LOPES DA SILVA, Élida; CAMILLE DE BRITO FERREIRA, G.; DE MATOS SILVA, T.; SOUZA DOS SANTOS, F. O USO DA INFORMÁTICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO. Revista Ensino, Saúde e Biotecnologia da Amazônia, [S. l.], v. 2, n. esp., p. 29, 2020. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/6593. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Evento Científico: Resumos Simples

Categorias