AS SELEÇÕES BRASILEIRAS DE FUTEBOL FEMININO E EMPODERAMENTO DAS MULHERES
Palavras-chave:
Futebol, Empoderamento feminino, InclusãoResumo
Introdução: O futebol desde sempre foi visto como um esporte destinado aos homens, mas com o decorrer dos anos as mulheres foram ganhando o seu espaço e deixando de serem vistas como o sexo frágil no mundo esportivo. Método: O objetivo deste trabalho é analisar as conquistas femininas no mundo do futebol, entre os anos 1920, quando os primeiros índices do futebol feminino foram presenciados até o ano de 2019 quando copa feminina teve maior repercussão, despertando o público para o empoderamento das mulheres que contribuíram para o a valorização do espaço feminino no futebol e na sociedade. Resultado: Estima-se que entre os anos de 1920 a 2019 as mulheres, mesmo com toda a dificuldade, conquistaram o direito de participar do mundo do futebol, inspirando outras mulheres, inclusive as que não fazem parte do mundo futebolístico a buscarem seu empoderamento nos diversos espaços da sociedade. Conclusão: No decorrer dos anos, as jogadoras ganharam importância e inclusão no mundo futebolístico e em outros cenários da sociedade apesar das diversas barreiras a elas impostas. A atuação dessas mulheres repercute atualmente, revelando a importância de se prosseguir com as lutas por uma maior espaço e valorização da mulher na sociedade.
Downloads
Referências
DE ALMEIDA, C. S. Mulheres futebolistas. Debates sobre violência e moral durante o Estado Novo brasileiro. Lusotopie, v. 18, n. 1, p. 95-118, 2019.
FRANZINI, F. Futebol é" coisa para macho"?: Pequeno esboço para uma história das mulheres no país do futebol. Revista Brasileira de História, v. 25, n. 50, p. 315-328, 2005.
FRANZINI, F. Em posição de impedimento: as mulheres no país do futebol. 2006.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa local. 6. Ediitora Atlas AS, 2008.
BALARDIN, G. F. O futebol feminino no Brasil e nos Estados Unidos: semelhanças e diferenças no esporte. 2016.
MOREL, M.; SALLES, JG do C. Futebol feminino. Atlas do esporte no Brasil: atlas do esporte, 2005
POLGA, G.; SILVA, Ivana. Femvertising: empoderamento feminino na publicidade contemporânea. In: Caxias do Sul: XXII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. 2017.
SALVINI, L.; JÚNIOR, W. M. Notoriedade mundial e visibilidade local: o futebol feminino na revista Placar na década de 1990. Sociologias Plurais, v. 1, n. 1, 2013.
TELLES, G. P. País do futebol... feminino? a (in) visibilidade das mulheres nas quatro linhas. 2017.
WEINGÄRTNER, P. VISIBILIDADE DO FUTEBOL FEMININO. Jornalismo-Pedra Branca, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter o manuscrito, os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação do manuscrito revisado, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (Cc-By-Nc-Sa), que permite, sem fins lucrativos, o compartilhamento, adaptações do trabalho, seguindo a mesma política de licenciamento e com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou página pessoal), após seu aceite, antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre - Green Road ).