RÉPLICAS DE FÓSSEIS NO ENSINO DA PALEONTOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Palavras-chave:
Réplicas de fósseis, Paleontologia, Educação básicaResumo
Introdução: O estudo da paleontologia fornece importantes dados sobre a história evolutiva das espécies, assim como permite o entendimento do tempo geológico. No entanto, é notória a dificuldade no ensino da Paleontologia na Educação Básica, devido a este fato, oficinas de réplicas de fósseis vêm sendo aplicadas a fim de promover a contextualização do conteúdo aliando a teoria com a prática, com o intuito de facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Objetivo: Diante do exposto, as discussões sobre a eficácia das oficinas de réplicas realizadas em escolas poderão auxiliar professores e pesquisadores da área, facilitando assim a realização de métodos de ensino efetivos por vários profissionais da educação em instituições de ensino básico. Método: Os artigos foram pesquisados na base de dados Google Acadêmico (http://scholar.google.com.br), foi definido como critérios de seleção trabalhos publicados entre os anos de 2013 e 2019, disponibilizados em português, e que relatavam a realização de oficinas de fósseis no ensino da Paleontologia na Educação Básica em escolas brasileiras, delimitou-se o número de três artigos com focos específicos, em seguida realizou-se a leitura analítica e análise dos textos, finalizando com a realização de leitura interpretativa e redação. Resultado: De forma unânime, os trabalhos relatam que o uso de réplicas de fósseis no ensino da Paleontologia para educação Básica tem sido uma ferramenta eficiente de ensino em complementação ao conteúdo teórico, pois tornaram as aulas mais atraentes, motivadoras e estimulantes. Os trabalhos apontaram que as realizações das oficinas de confecção de réplicas demonstraram resultados significativos quanto à redução de deficiências conceituais, pois houve um aumento das respostas satisfatórias ao final do trabalho. Conclusão: Sendo assim, a utilização de réplicas no ensino da paleontologia, proporciona a materialização de conteúdos usualmente ensinados de maneira conceitual, além de viabilizar um espaço de reflexão e questionamento do aluno sobre o conteúdo abordado de forma prazerosa, tendo em vista que para que ocorra um aprendizado significativo é necessário associar o conceito à experimentação.
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