A educação como mecanismo de organização política dos pescadores associados na colônia de pescadores em Autazes Z-7
Resumo
A educação como mecanismo para a organização política dos pescadores da Colônia de Pescadores em Autazes-AM, é um debate significativo para compreender ação política dos pescadores no Amazonas. Para tanto, os objetivos se pautaram em estudar a educação como instrumentalidade para organização política dos pescadores, considerando que a história de organização política dos pescadores na região Amazônica marca a luta pelo direito do uso dos recursos pesqueiros e o acesso a bens e serviços sociais, exigindo que estes se coloquem de forma articulada nos espaços de tomada de decisão. Além disso, caracterizar o perfil educacional dos pescadores da Colonia Z-7, na busca de identificar se a formação educacional contribui para fortalecimento da organização política. Dessa forma, o estudo se desenvolveu por meio de pesquisas bibliográfica, documental e de campo, onde se analisou os dados coletados numa perspectiva crítica. Com base na pesquisa, destaca-se que a organização política dos pescadores tem possibilitado acesso a diversos bens e serviços sociais, com enfoque nos direitos trabalhistas no que concerne ao exercício da atividade pesqueira, tratando-se aqui do seguro defeso. Com isso, os pescadores passam a encontrar na organização política uma estratégia de acesso aos recursos pesqueiros a partir da implantação de acordos de pesca e políticas para o setor pesqueiro, assim como identificou-se que a educação se apresenta como fortalecimento da organização política dos pescadores do município de Autazes, uma vez que esta influencia nesse processo, sobretudo no diálogo com o poder público e nos espaços de tomada de decisão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter o manuscrito, os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação do manuscrito revisado, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (Cc-By-Nc-Sa), que permite, sem fins lucrativos, o compartilhamento, adaptações do trabalho, seguindo a mesma política de licenciamento e com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou página pessoal), após seu aceite, antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre - Green Road ).