Utilização dos extratos botânicos de folhas de limão (Citrus limon L) sobre as formigas cortadeiras (Atta sexdens sexdens) em condições experimentais

Autores

  • Antonio Geilson Matias Monteiro Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Coari, Coari – AM
  • Adriana Dantas Gonzaga Freitas Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Coari, Coari – AM

Resumo

As formigas cortadeiras são responsáveis por prejuízos agrícolas. Seu controle é basicamente químico, o que causa prejuízos ambientais, aos animais selvagens e a saúde do homem. Medidas preventivas de controle devem ser tomadas, e o uso de plantas inseticidas é uma alternativa viável. Desta maneira, o objetivo deste trabalho foi investigar o potencial de ação inseticida das folhas de limão (Citrus limon L.) e Bt (Bacillus thuringiensis) sobre as formigas cortadeiras (A. sexdens sexdens) em condições experimentais. O projeto foi executado no laboratório de zoologia do Instituto de Saúde e Biotecnologia – ISB/UFAM, Campus/Coari. A coleta das formigas cortadeiras foi realizada no Centro de Apoio à Pesquisa do Médio Solimões, localizado na cidade de Coari. As folhas de limão foram coletadas no campus do ISB, encaminhadas ao laboratório de química, onde foi realizada assepsia com água destilada. As amostras foram separadas, pesadas e levadas à estufa de circulação de ar forçada a uma temperatura de 55o C, por um período de cinco dias. As folhas foram trituradas e levadas ao sistema Soxhlet, tendo como solvente água destilada. No bioensaio, foram colocadas 10 formigas adultas para cada placa de Petri, com auxílio de pinças entomológicas. Posteriormente, foi aplicado cerca de 3 mL dos extratos botânicos em cinco concentrações (1:0; 1:½; 1:1; 1:1½; 1:2). A testemunha foi pulverizada com água destilada. Foram utilizados cinco tratamentos com três repetições, mais a testemunha totalizando 18 parcelas para cada produto. O experimento foi observado diariamente durante cinco dias. Os dados foram submetidos a uma análise de variância com 95% de significância. Registramos 95% de mortalidade das formigas nas 120 horas de observação em todos os tratamentos, mas não houve diferença significativa. Novos testes estão sendo realizados para verificar a eficiência do extrato botânico.

Downloads

Publicado

2019-06-04

Como Citar

MONTEIRO, A. G. M.; FREITAS, A. D. G. Utilização dos extratos botânicos de folhas de limão (Citrus limon L) sobre as formigas cortadeiras (Atta sexdens sexdens) em condições experimentais. Revista Ensino, Saúde e Biotecnologia da Amazônia, [S. l.], v. 1, n. especial, p. 1, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/5581. Acesso em: 29 mar. 2024.