ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA COVID-19: CONSTRUINDO SENTIDOS DA EXPERIÊNCIA E SUAS DIFICULDADES

Autores

  • Alexsandro Medeiros do Nascimento Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Antonio Roazzi Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Lucas Nonato Souza e Silva Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Marijaine Rodrigues de Lima Freire Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Vanessa Bezerra Cornélio Martins Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Verônica Barros de Fonte Silva Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Resumo

A pandemia do Covid-19 atingiu sua escala global em 2020 e trouxe consigo mudanças de hábitos na vida de toda a população do planeta. Com isso, as pessoas tiveram que se adaptar a esse período de urgência sanitária por meio de normas sanitárias mais rígidas, envolvendo quarentena, isolamento e distanciamento social, implementadas para diminuir o contágio e a velocidade da disseminação do Covid-19. As populações afetadas pela pandemia, incluindo a brasileira, e nordestina em particular, alvo deste estudo, repentinamente se encontraram nesse cenário e precisaram criar estratégias de como lidar, adaptar e dar sentido as suas realidades no cotidiano. Por ser um vírus novo, e sua enfermidade desconhecida da literatura médica, e consequentemente, de estudos comportamentais e cognitivos ainda muito insipientes e escassos, urge conhecer os modos como a população brasileira, quer das áreas litorâneas, quer dos interiores dos Estados da Federação, está vivenciando a realidade do enfrentamento da pandemia, e suas dificuldades neste enfrentamento, a partir das próprias perspectivas nativas de atribuição de sentidos das populações. Este estudo foi desenvolvido conforme metodologia fenomenológica descritiva, ideográfica, de casos múltiplos. Participaram 10 residentes de municípios do interior do estado de Pernambuco que relataram remotamente suas experiências da pandemia do Covid-19 mediante respostas a 02 questões-indutoras (sentidos do enfrentamento; dificuldades do enfrentamento). Seus relatos foram analisados seguindo o método fenomenológico padrão, na formalização de Giorgi, com o intuito de trazer à superfície os sentidos das vivências relatadas. Foram encontradas as seguintes estruturas temáticas: Adesão às normas sanitárias protetivas; Impactos subjetivos; Atividades para passar o tempo; e Dificuldades, capazes de descrever os sentidos da pandemia e do enfrentamento para esse grupo de indivíduos residentes no Interior de Pernambuco. Espera-se que estudos de corte fenomenológico possam trazer à tona as vivências da população nordestina do interior, capacitando políticas de saúde mais eficazes para estas populações em ocorrências pandêmicas futuras.

Palavras-chave: Pandemia Covid-19; enfrentamento; dificuldades; Interior de Pernambuco; fenomenologia.

Biografia do Autor

Alexsandro Medeiros do Nascimento, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

 Professor Membro Permanente no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva – PPGPC, Universidade Federal de Pernambuco. Coordenador do Laboratório de Estudos da Autoconsciência, Consciência, Cognição de Alta Ordem e Self – LACCOS / UFPE. Departamento de Psicologia

 

Antonio Roazzi, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Professor Membro Permanente no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva – PPGPC, Universidade Federal de Pernambuco. Departamento de Psicologia.

Lucas Nonato Souza e Silva, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

 Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva – PPGPC, Universidade Federal de Pernambuco. Membro do Laboratório de Estudos da Autoconsciência, Consciência, Cognição de Alta Ordem e Self – LACCOS / UFPE. Departamento de Psicologia.

 

Marijaine Rodrigues de Lima Freire, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

 Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva – PPGPC, Universidade Federal de Pernambuco. Membro do Laboratório de Estudos da Autoconsciência, Consciência, Cognição de Alta Ordem e Self – LACCOS / UFPE. Departamento de Psicologia.

 

Vanessa Bezerra Cornélio Martins, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

 Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva – PPGPC, Universidade Federal de Pernambuco. Membro do Laboratório de Estudos da Autoconsciência, Consciência, Cognição de Alta Ordem e Self – LACCOS / UFPE. Departamento de Psicologia.

Verônica Barros de Fonte Silva, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Psicóloga, Mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco. Membro do Laboratório de Estudos da Autoconsciência, Consciência, Cognição de Alta Ordem e Self – LACCOS / UFPE. Departamento de Psicologia.

Downloads

Publicado

2021-01-01