PANDEMIA E O ENSINO REMOTO: UMA REFLEXÃO ACERCA DA VIVÊNCIA AFETIVO-EMOCIONAL DOS ESTUDANTES
Resumo
: As dificuldades inerentes ao sistema educativo brasileiro possuem uma longa tradição histórica que em período de pandemia tiveram novos contornos, necessitando de muitas adaptações assim como em outras áreas da vida. Neste trabalho voltamos nosso olhar aos estudantes que precisaram acompanhar as contingências do enfrentamento do covid 19, vivenciando o ano letivo pela modalidade do ensino remoto em plataformas virtuais. Mas o que esta nova realidade trouxe para os estudantes no processo de aprendizagem e em termos afetivo-emocionais, pensando nas várias mudanças tanto a nível de distanciamento social, e sobretudo, pela mediação do conhecimento de modo mais truncado, conteudista, de menor desenvolvimento motor e pouco relacional. Assim, objetivamos evidenciar a posição afetivo-emocional de crianças, diante da realidade do ensino remoto. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, em que participaram 5 crianças dos 9 aos 11 anos, o instrumento para coleta de dados foi a entrevista semiestruturada realizada virtualmente por aplicativo de gravação. Os resultados dessa investigação apontam para uma dificuldade no modo como os alunos acompanham as aulas remotas no que se refere à falta de relacionamento com os colegas pelas conversas e brincadeiras, em como é abordado o conteúdo sem a presença física do professor, assim como, a indisposição para assistir as aulas mesmo com o incentivo dos familiares. Isso identifica a necessidade de um estudo em profundidade na busca de outros fatores que interferem nessa falta de motivação para as aulas remotas, quem sabe questionando a metodologia ofertada para uma modalidade de ensino diferente.
Palavras-chave: pandemia, ensino remoto, relações afetivo-emocionais.