A AUSÊNCIA DE TEMAS RELACIONADOS A RAÇA E GÊNERO NUMA ESCOLA DO DISTRITO FEDERAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Vilma de Souza Lopes

Resumo

O presente artigo trata-se de um relato sobre a experiência de observação/regência em sala de aula com alunos dos 1ºs e 2ºs anos do Ensino Médio de uma escola pública localizada em Brasília – DF. A proposta é verificar se e de quais formas são abordados temas como raça e gênero no contexto escolar, mais especificamente nas aulas de História. A experiência faz parte do desenvolvimento de dois projetos, Projeto Mbopyau: ensinando histórias do possível e Projeto Sankofa: outros olhares sobre a história nas escolas, desenvolvidos pelos Professores Doutores Susane Rodrigues de Oliveira e Anderson Ribeiro Oliva, ambos coordenadores do Laboratório de Ensino de História (LABEH), da Universidade de Brasília (UnB). É empregado o método da pesquisa-ação, com o objetivo de problematização e transformação dos saberes históricos a partir de uma perspectiva desconolial, antirracista e antissexista.

 

PALAVRAS-CHAVE: Escola, História, Raça, Gênero, Ensino.

 

Publicado
2020-07-22