A CONTRIBUIÇÃO DA PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES- UMA ANÁLISE A PARTIR DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS EM MOÇAMBIQUE

Autores

  • Daniel Daniel Nivagara Universidade Pedagógica de Maputo/Moçambique

Resumo

A formação de professores é parte fundamental da política de educação moçambicana para a expansão do acesso ao ensino, bem como para a melhoria da qualidade de educação. Por esse facto, o governo tem apostado em mecanismos institucionais para o aumento progressivo da capacidade de formação de professores à altura da demanda da expansão da rede escolar e, ao mesmo tempo, a formação de professores com os níveis desejados de desempenho profissional na escola e, em particular, na sala de aulas. Assim, está evidente na pespetiva curricular de formação de professores em Moçambique a obtenção de graduados competentes e que sejam, de facto, profissionais de “sala de aula”. Para o efeito, as práticas são instituídas com o propósito de contribuir para uma melhor profissionalização dos professores em formação, razão pela qual este artigo traz o testemunho dos sujeitos envolvidos na formação, dando conta das suas experiências e explicações sobre a medida em que, em concreto, a prática contribui na formação de professores em Moçambique, sem deixar, antes, por uma apresentação dos modelos de formação em análise e, depois, uma apresentação das limitações que existem para que as práticas alcancem em plenitude as suas potencialidades no quadro da ação formativa de professores.

Palavras – chave: Formação - Formação de professores – Prática – Competências

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Publicado

2020-05-20