ARQUEOLOGIA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE: concepção e desenvolvimento de um campo disciplinar

Autores

  • Darlisom Sousa Ferreira Universidade do Estado do Amazonas, UEA
  • Elizabeth Teixeira UEPA/Universidade do Estado do Amazonas, UEA
  • Anete Leda de Oliveira Martins Universidade do Estado do Amazonas, UEA
  • Gesiane Araújo Frota UEA/Hospital Getúlio Vargas, Manaus
  • Cleise Maria de Goes Martins UEA

Resumo

Este texto tem como objeto a historiografia das práticas educativas em saúde, suas conexões com o campo educacional brasileiro, e a interface deste com as políticas de saúde no Brasil. Trata-se de um artigo bibliográfico e histórico documental que tem como objetivo descrever e discutir sob o olhar da filosofia e da história da educação brasileira as relações entre estes campos, respondendo questões relativas ao surgimento histórico das práticas em saúde no contexto político, ideológico, social, econômico e as relações micro e macro estruturais destes cenários. Destaca a relevância da competência educativa do enfermeiro, e expressa uma breve reflexão sobre a importância das práticas educativas na saúde do indivíduo, família e comunidade. Nesse sentido, percorre as origens do sanitarismo campanhista, as discussões de saúde e doença, os embates políticos e ideológicos para a construção de um sistema público de saúde, os fundamentos da ação pedagógica na saúde e as contribuições desta na construção e formação de indivíduos para uma sociedade global e saudável.

Palavras – Chave: Educação em Saúde, História, Políticas de Saúde no Brasil, Competência Educativa do Enfermeiro.

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Publicado

2020-05-21