A aprendizagem dos alunos com Dislexia na perspectiva da inclusão: Uma análise das práticas dos professores na Escola Primária de Macave – Distrito de Mandlakazi em Moçambique

Autores

  • Ananias Orlando Sitoe
  • Sebastião Mate
  • Víctor Alfredo Inguane

Resumo

Este estudo visa compreender os principais factores que contribuem para o fraco acompanhamento da evolução de aprendizagem dos alunos com dislexia pelos professores na Escola Primária de Macave, localizada em Moçambique, Província de Gaza, Vila Municipal de Mandlakazi. Privilegiou-se a abordagem qualitativa, tendo sido feita a recolha de informações através da entrevista semi-estruturada dirigida aos professores e membros de direcção. Com base nos resultados da pesquisa concluiu-se que, conclui-se queonstitui como principal factor que se associa ao fraco acompanhamento da evolução da aprendizagem dos alunos com dislexia na EP de Macave, a fraca capacitação dos professores para lidarem com esse grupo de alunos. Face a isso sugere-se à Direcção da Escola: para que crie condições à formação contínua dos professores; para que crie parcerias com o Centro de Recursos Inclusivo (CREI) para a capacitação dos professores em estratégias de diagnóstico e intervenção em alunos com dificuldades de aprendizagem, tal como o apoio psicopedagógico a todos os alunos com sinais de dificuldades de aprendizagem no geral e em particular a dislexia. Aos professores: para que optem pela aprendizagem significativa, que consiste no desenvolvimento de competências em todos os alunos existentes na turma; que apostem pela auto-formação contínua; e que façam a avaliação permanente das aprendizagens dos seus alunos, com ou sem dificuldades de aprendizagem, de modo a aferir o estágio em que cada um se encontra e poder replanificar as estratégias de mediação em caso de fracasso, assegurando que todos os alunos progridam.

 

Palavras – chave: Dislexia; Dificuldades de aprendizagem; Educação Inclusiva; Processo de Ensino e Aprendizagem.

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Biografia do Autor

Ananias Orlando Sitoe

Licenciado em Ensino Básico com Habilitação em Administração e Gestão de Educação pela Universidade Pedagógica de Moçambique; Pós-graduado em Psicopedagogia do Ensino Superior e Mestre em Ciências de Educação pelo Instituto Superior de Gestão e Empreendedorismo Gwaza Muthini, funcionário do Ministério de Educação e Desenvolvimento Humano, afecto no Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia de Mandlakazi.

Sebastião Mate

Licenciado em Ensino de Filosofia pela Universidade Pedagógica de Moçambique; Mestre em Ciências de Educação pelo Instituto Superior de Gestão e Empreendedorismo Gwaza Muthini, funcionário do Ministério de Educação e Desenvolvimento Humano, afecto no Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia de Mandlakazi.

Víctor Alfredo Inguane

Licenciado em Nutrição pelo Instituto Superior de Ciências de Saúde de Maputo; Pós-graduado em Psicopedagogia do Ensino Superior e Mestrando em Ciências de Educação pelo Instituto Superior de Gestão e Empreendedorismo Gwaza Muthini, funcionário do Ministério de Saúde, afecto no Hospital Rural de Mandlakazi.

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Publicado

2025-01-08