EXPERIÊNCIAS E DISCURSSÕES VIVENCIADAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

Autores

  • Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos Santos

Resumo

Este relato foi desenvolvido baseado nas experiências realizadas em três escolas públicas do município de São Paulo, além de entrevistas com um professor do Ensino médio e Educação de Jovens e Adultos-EJA. O referido busca verificar as contribuições do estágio para a construção da identidade profissional docente a partir da prática pedagógica, visto que é nele que o licenciado colocará em prática o aprendido no curso de graduação. Este mesmo traz em seu objetivo central, compartilhar as experiências vivenciadas durante as observações no estágio e como se configura um profissional docente durante o percurso formativo do Estágio Supervisionado, dando visibilidade e ao conhecimento da realidade da prática docente, contribuindo desse modo para entendermos como o processo acontece. Para estabelecer um diálogo foi utilizado como referencial teórico Pimenta e Lima (2012) e Franco (2012). A metodologia que sustenta esse relato está pautada na pesquisa de campo (observações em salas de aula e entrevistas com professores). Nos resultados obtidos, percebe-se a importância do estágio para o graduando, pois é o momento em que se associam teoria com a prática, oportunizando aplicar seus conhecimentos, desenvolvendo o aprendido, e nessa vivência efetua-se o processo de formação de identidade do professor pedagogo.

 

Palavras-chave: Estágio; Reflexão; Teoria e prática; Discurso.

Biografia do Autor

Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos Santos

Neuropsicopedagogo.Membro da Rede Nacional da Ciência para a Educação- CPe Membro da Associação Brasileira de Autoimunidade Docente Pesquisador em Educação e Neurociência aplicada ABEPEE- Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial UNESP Associado(a) na categoria de Profissional, Nº de matrícula 15713, da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) USP, filiada no Brasil, à Federação das Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e no exterior, à International Brain Research Organization (IBRO) e à Federação das Associações Latino Americanas e do Caribe de Neurociências. Universidade Ibirapuera SP.

Downloads

Publicado

2022-07-01