A INFLUÊNCIA PARADIGMÁTICA DA CIÊNCIA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: a (re)produção do conhecimento
Resumo
Este artigo, que compreende uma pesquisa bibliográfica refletida a partir da análise comentada de citações, objetiva situar a influência do pensamento newtoniano-cartesiano na sociedade e suas implicações nos objetivos do processo de ensino-aprendizagem mediante os paradigmas conservadores da educação. O estudo revela o conceito de paradigma como um processo de mudança que não exime o paradigma emergente das ideias do pensamento científico anterior, pois mostra a dimensão em que as práticas educativas contemporâneas são influenciadas pelo pensamento do método newtoniano-cartesiano. Conclui-se que as mudanças no processo ensino-aprendizagem frente às influências desses paradigmas suscitaram a necessidade dos que trabalham na pesquisa e/ou prática pedagógica educacional ajudar a educação a se desvencilhar dos padrões científicos que segregam a capacidade cognitiva do ser humano de produzir seu próprio conhecimento.
Palavras-chave: Ensino; Influência paradigmática; Paradigmas da educação.