A INFLUÊNCIA PARADIGMÁTICA DA CIÊNCIA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: a (re)produção do conhecimento

Autores

  • Romilson Brito de Azevedo Secretaria de Educação do Município de Humaitá-AM
  • Valmir Flores Pinto Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Resumo

Este artigo, que compreende uma pesquisa bibliográfica refletida a partir da análise comentada de citações, objetiva situar a influência do pensamento newtoniano-cartesiano na sociedade e suas implicações nos objetivos do processo de ensino-aprendizagem mediante os paradigmas conservadores da educação. O estudo revela o conceito de paradigma como um processo de mudança que não exime o paradigma emergente das ideias do pensamento científico anterior, pois mostra a dimensão em que as práticas educativas contemporâneas são influenciadas pelo pensamento do método newtoniano-cartesiano. Conclui-se que as mudanças no processo ensino-aprendizagem frente às influências desses paradigmas suscitaram a necessidade dos que trabalham na pesquisa e/ou prática pedagógica educacional ajudar a educação a se desvencilhar dos padrões científicos que segregam a capacidade cognitiva do ser humano de produzir seu próprio conhecimento.

Palavras-chave: Ensino; Influência paradigmática; Paradigmas da educação.

Biografia do Autor

Romilson Brito de Azevedo , Secretaria de Educação do Município de Humaitá-AM

Mestre em Ensino de Ciências e Humanidades pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM (2020); Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM (2010); Pedagogo efetivo da Secretaria de Educação do Município de Humaitá-AM (2012).

Valmir Flores Pinto , Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutor em Estudos em Ensino Superior pela Universidade de Aveiro, Portugal (2014) com Revalidação em Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas; Mestrado em Teologia Sistemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005); Bacharel em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (1990). Professor efetivo de Filosofia da Universidade Federal do Amazonas - Campus Humaitá desde 2006; Coordenador do Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH) desde 2016.

Downloads

Publicado

2020-07-30