DO SOLO SAGRADO DE MAKUNAIMA: HISTÓRIA E MEMÓRIA DO POVO MAKUXI

Autores

  • Maria do Socorro Alves de Souza Universidade Federal de Roraima – UFRR
  • Iraildes Caldas Torres Universidade Federal do Amazonas- UFAM

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal abordar os saberes indígenas, tendo como centralidade a história e memória do povo Makuxi no contexto de suas manifestações culturais em meio às transformações, observadas em sua trajetória histórica. Convém ressaltar que essas transformações, grande parte se deve à inserção inexorável de diversas etnias indígenas a sociedade nacional. A história desse povo pode ser contada tanto do ponto de vista historiográfico quanto pela tradição oral ou narrações míticas. Existem diversos registros de narrativas orais e descrições densas sobre os Makuxi e outras etnias, relatada por viajantes, cronistas e missionários que passaram pela região do Rio Branco. Desse modo, o processo de formação dos povos indígenas não pode prescindir da abordagem histórica-social representada nas formas de organização da vida social, política e econômica. Falar do povo Makuxi significa situar na linha do tempo sua cultura, língua, crenças e costumes. Laureadas pela relação que mantêm com a terra, com os animais e a natureza em sua totalidade, que se constroem e reconstroem pela força pujante de seus mitos, dimensões simbólicas e poéticas entrelaçadas as suas vivências e narrativas produzidas como uma espécie de autopoiese na medida em que objetos produzidos e as práticas culturais dão sentido à vida, mesmo, quando são ressignificadas porque sempre prenhe de uma realidade que não está posta e não está definida, encontra-se em constante construção, não só do ponto de vista epistemológico, mas também do ponto de vista dos sujeitos que habitam esses rincões com suas experiências de vida e saberes ancestrais.

Palavras-chave: Cultura; Makuxi; Roraima.

 

OF MAKUNAIMA'S HOLY SOIL: HISTORY AND MEMORY OF THE MAKUXI PEOPLE

 

Abstract: The main objective of this article is to approach indigenous knowledge, focusing on the history and memory of the Makuxi people, in the context of their cultural manifestations in the midst of the transformations observed in their historical trajectory. It should be noted that these transformations are largely due to the inexorable insertion of various indigenous ethnic groups into national society. The history of these people can be told from both the historiographical point of view and oral tradition or mythical narrations. There are several records of oral narratives and dense descriptions of the Makuxi and other ethnicities, reported by travelers, chroniclers, and missionaries who traveled through the Rio Branco region. Thus, the process of formation of indigenous peoples cannot do without the historical-social approach represented in the forms of organization of social, political and economic life. To speak of the Makuxi people means to place their culture, language, beliefs and customs on the timeline. Laureate by their relationship with the earth, with animals and nature in their entirety, which are built and rebuilt by the powerful force of their myths, symbolic and poetic dimensions intertwined their experiences and narratives produced as a kind of autopoiesis as far as they are concerned. that produced objects and cultural practices give meaning to life, even when they are re-signified because they are always pregnant with a reality that is not defined and undefined, is in constant construction, not only from the epistemological point of view. but also from the point of view of the subjects who inhabit these corners with their life experiences and ancestral knowledge.

 Keywords: Culture; Makuxi; Roraima.

Biografia do Autor

Maria do Socorro Alves de Souza, Universidade Federal de Roraima – UFRR

Mestra em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura da Universidade Federal do Amazonas. Professora do Curso de Pedagogia do Centro de Educação da Universidade Federal de Roraima.

Iraildes Caldas Torres, Universidade Federal do Amazonas- UFAM

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Amazonas e doutorado em Ciências Sociais/ Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pós-Doutorado na Université Lumiére de Lyon 2, na França. É professora associada da Universidade Federal do Amazonas

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Publicado

2019-11-28