OS PROCESSOS DE COMPREENSÃO E CONSTRUÇÃO TEXTUAL E SUA INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL DO ALUNO DE ENSINO PRIMÁRIO

Autores

  • Vilma Guerra Vento Universidade Katyavala Bwila do Cuanza Sul
  • José Luis Vieira Correia Universidade Katyavala Bwila do Cuanza Sul
  • Raida Recio Cejas Universidade de Camagüey: “Ignacio Agramonte Loynaz”, Cuba.

Resumo

: O processo inquiridor se iniciou a partir de detectar-se que um problema nos alunos de ensino primário é o insuficiente desenvolvimento de seu intelecto, por isso se concebeu como objetivo: Oferecer uma metodologia que favoreça o desenvolvimento intelectual dos alunos de ensino primário da primeira classe mediante a modelação de contos. Na investigação se empregaram métodos teóricos, empíricos e estatístico-matemáticos, que permitiram obter uma informação detalhada sobre o diagnóstico inicial e final da amostra selecionada. A metodologia permitiu revelar as acções que determinam o desenvolvimento intelectual do aluno de primeira classe ao usar a modelação de contos como procedimento mediador entre a compreensão e construção textual. O uso da modelação de contos em qualidade de procedimento assegura o êxito na realização da narração como tarefa cognitiva, porque constitui um mediador entre a compreensão e a construção textual. O aluno se vai apropriando de um procedimento que pode transferir de uma tarefa a outra de maior complexidade, com a aparição de alguns índices de planeamento, em correspondência com suas possibilidades, todo o qual permite asseverar que se favorece o desenvolvimento intelectual.

PALAVRAS CHAVE: compreensão, construção textual; desenvolvimento intelectual; ensino primário;

ABSTRACT: This investigative process began starting from to be detected that a problem in the primary scholars is the insufficient development of its intellect, for what was conceived as objective: To offer a methodology that favors the intellectual development of school primary of first grade by means of the modelation of stories. In the investigation theoretical, empiric and statistical-mathematical methods were used that allowed to achieve a detailed information on the initial and final diagnosis of the selected sample. The methodology has allowed to reveal the actions that determine the intellectual development from the scholar of first grade when using the modelation of stories like procedure mediator between the understanding and textual construction. The use of the modelation of stories in procedure quality assures the success in the realization of the narration like task cognitiva, because a mediator constitutes between the understanding and the textual construction. The scholar goes appropriating of a procedure that can transfer from a task to another of more complexity, with the appearance of some indexes of planning, in correspondence with his possibilities, all that which allows to assert that the intellectual development is favored.

KEYWORD: understanding, textual; construction;  develop intellectual; primary teaching.

RESUMEN: Este proceso investigativo se inició a partir de detectarse que un problema en los escolares primarios es el insuficiente desarrollo de su intelecto, por lo que se concibió como objetivo: Ofrecer una metodología que favorezca el desarrollo intelectual de escolares primarios de primer grado mediante la modelación de cuentos. En la investigación se emplearon métodos teóricos, empíricos y estadístico-matemáticos, que permitieron lograr una información detallada sobre el diagnóstico inicial y final de la muestra seleccionada. La metodología ha permitido revelar las acciones que determinan el desarrollo intelectual del escolar de primer grado al usar la modelación de cuentos como procedimiento mediador entre la comprensión y construcción textual. El uso de la modelación de cuentos en calidad de procedimiento asegura el éxito en la realización de la narración como tarea cognitiva, porque constituye un mediador entre la comprensión y la construcción textual. El escolar se va apropiando de un procedimiento que puede transferir de una tarea a otra de mayor complejidad, con la aparición de algunos índices de planificación, en correspondencia con sus posibilidades, todo lo cual permite aseverar que se favorece el desarrollo intelectual.

PALABRAS-CLAVE: comprensión, construcción textual; desarrollo intelectual; enseñanza primaria.

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Biografia do Autor

Vilma Guerra Vento, Universidade Katyavala Bwila do Cuanza Sul

Doutora em Ciências Pedagógicas. Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED), Universidade Katyavala Bwila, Instituto Superior de Ciências da Educação do Cuanza Sul, ISCE

José Luis Vieira Correia, Universidade Katyavala Bwila do Cuanza Sul

Licenciado. Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED), Universidade Katyavala Bwila, Instituto Superior de Ciências da Educação do Cuanza Sul, ISCED CS ,Sumbe, Cuanza Sul, Angola.

Raida Recio Cejas, Universidade de Camagüey: “Ignacio Agramonte Loynaz”, Cuba.

Mestre em Ciências da Educação. Universidade de Camagüey: “Ignacio Agramonte Loynaz”, Cuba.

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Publicado

2019-11-28