DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA AMAZÔNIA BRASILEIRA NA PERSPECTIVA DA ETNOMATEMÁTICA

Autores

  • Enildo Batista Lopes Universidade Federal do Amazonas- UFAM
  • Evandro Ghedin Universidade Federal do Amazonas- UFAM
  • Suely Aparecida Mascarenhas Universidade Federal do Amazonas- UFAM

Resumo

Este artigo apresenta algumas reflexões sobre os Desafios da Formação do Professor a partir do contexto de comunidades amazônicas e suas contribuições para Superação dos Dilemas da Preservação da Amazônia. A partir dessas reflexões, propõe-se desenvolver uma proposta pedagógica de reorientação curricular, discutindo a formação dos futuros professores na perspectiva da região Amazônica. Essa proposta será desenvolvida em linha com as dimensões preconizados pela nova Base Nacional Comum Curricular. Este trabalho é resultado de estudos realizados no Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE/UFAM/FACED – turma de Doutorado- Linha de pesquisa 3 – Formação e Práxis do Educador diante dos desafios amazônicos (Disciplina Formação de Professores PPGECEM-REAMEC).

Palavras-chave: Desafios; Formação; Professor; Amazônia; Etnomatemática

 

ABSTRACT: In this paper, I present some reflections on the Challenges of Teacher Formation and their contributions to Overcoming Amazonian Preservation Dilemmas. From this, it is proposed to develop a pedagogical proposal of curricular reorientation, which discusses the formation and teaching of future teachers from a perspective of the Amazon region. This proposal will be developed from the context of the Amazonian communities and in line with the dimensions recommended by the new Common National Curriculum Base. This work is the result of studies carried out in the 'Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE/UFAM/FACED – turma de Doutorado- Linha de pesquisa 3 – Formação e Práxis do Educador diante dos desafios amazônicos (Disciplina Formação de Professores PPGECEM-REAMEC)'.

Keywords: Challenges; Formation; Teacher; Amazon; Ethnomathematics

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Enildo Batista Lopes, Universidade Federal do Amazonas- UFAM

Professor Mestre em Engenharia de Processos pela UFPA; Professor do Curso de Matemática no CSTB/ UEA Tabatinga; Doutorando do PPGE/FACED – UFAM.

Evandro Ghedin, Universidade Federal do Amazonas- UFAM

Professor Doutor da Universidade Federal do Amazonas, atuando na graduação e pós graduação.

Suely Aparecida Mascarenhas, Universidade Federal do Amazonas- UFAM

Professora Doutora da Universidade Federal do Amazonas, atuando na graduação e pós graduação.

Downloads

Publicado

2019-11-28

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

  • Jesús Lara Vargas, suely mascarenhas, Enildo Batista Lopes, Adriela de Marchi , Heric Frankles Batista Soares, João Alberto Steffen Munsberg , Edilanê Mendes Santos, Samuel José Campos González , Júlio Laisone Maquissene, Eva Batista dos Santos Silva, Josenildo Santos de Souza , Aurênio Pereira da Silva , Ariane Coelho dos Santos, Avany Aparecida Garcia, Erick Fernando Ramírez Téllez, Jonhn Leno Mariano de Lima, Henri Luiz Fuchs, Rosilene Xavier dos Santos, Anacy Pereira da Silva, Adrián Cuevas Jiménez , Tereza de Jesus Pires Carvalho , Kelvyn Carvalho Machado, Lorenna Cantanhede Batista, Aura Teresa Barba Lòpez , Larissa Carvalho Machado, Gustavo Queiroz da Cruz, Igor Câmara de Araújo , Erika Cassia de Almeida Soares Kurpel Daron, Sebastião Irroga Morais Chauma, Rosenir de Souza Lira, Alcioni da Silva Monteiro , Natália dos Reis Martins, Diego Emanoel Veis Bentancourt , Gregory Milagros Azzi Bastardo , Wagner Mônantha Sousa Morais, Luis Fernando Peña Quintero , Ivoneides Maria Batista do Amaral, Maria Luz Mejias Herrera, Oscar Francisco Del Real Chombo, Mario Mejía Huamán, Pierre André Garcia Pires, Jucimar Pereira dos Santos , Andrea Celeste Artica Castro, Marcos Antônio Freitas da Silva, Denise Machado Duran Gutierrez , Victor Amaral Magalhães, Gilvânia Plácido Braule, Aline Lucas de Souza Gomes, Maiara Fernandes de Carvalho, Gerilucia Nascimento de Oliveira , Cristiano Costa Pereira, Jaime Alfredo Cortés Ramírez, Ewerton Helder Bentes de Castro, João Paulino da Silva Neto, Rafael Mautone Ferreira , Marcos Benjamín Nieto Olvera, Angela Maria Hermosillo García, Marcus Vinícius Duque Neves, Verusa Almeida da Silva, Francely Aparecida dos Santos, Pedro Alves Castro, Beleni Grando, Alceu Zoia, Felipe Bruno Martins Fernandes, Edson Caetano, Adriane Cristine Silva, Maria Madalena Nunes Coelho Simões, Jader Janer Moreira Lopes, Clodoaldo Matias da Silva, Iolanda Domingos Estêvão David Lameira, María Martha Arias Tenorio , Elinara Passos Jordão, Janderson Gustavo Soares de Almeida , Raimundo Nonato Aguiar Oliveira , Elizabeth Tavares Pimentel, Júlio César Barreto Rocha, Elton das Neves Sinalo , Luciney Freitas Pereira, Luciana Riça Mourão Borges, Antonio Roazzi, Tania Suely Azevedo Brasileiro, Iolete Ribeiro da Silva, Zuila Guimarães Cova dos Santos, Heron Salazar Costa , Jerson Sandro Santos de Souza, CARTA A LOS «SABERES» INTER-CIVILIZACIONALES COMO RIQUEZA DE TODA LA HUMANIDAD , Revista Ensino de Ciências e Humanidades - Cidadania, Diversidade e Bem Estar- RECH: v. 6 n. 1, jan-jun (2022): Temas Livres em Ensino de Ciências e Humanidades