ELEMENTO QUÍMICO :A DESCOBERTA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS PRESENTES NOS PONTOS TURÍSTICOS DE MANAUS, ATRAVÉS DE INFOGRÁFICOS
Resumo
A presente análise consiste no ensino dos elementos químicos através do uso da infografia como um fator intrínseco que auxiliasse os educadores e educandos para uma aprendizagem mais dinâmica. O objetivo da implantação dos infográficos em sala de aula é fazer com que os alunos obtenham o aprendizado. Um desses aprendizados é a aprendizagem significativa, que é a relação do conhecimento existente, para correlacionar com um novo conhecimento. O procedimento empregado foi a infografia no ensino de química, que é um método prático de passar o conteúdo com o máximo de rendimento, pois o objetivo da infografia é correlacionar o assunto aplicado em sala de aula através de imagens, que auxiliam na fixação da aprendizagem, trazendo assim o interesse dos estudantes pelo o ensino da química. O resultado desta pesquisa defende o uso dos infográficos no ensino de química como um apoio de sua aprendizagem, associando o aprendizado obtido em sala de aula para a vida cotidiana. Portanto, o uso do infográfico surgiu como um recurso muito importante em sala de aula, favorecendo ao entendimento dos conceitos através de imagens e texto, possibilitando ao aluno instigar suas competências cognitivas como também relacionar estes novos conhecimentos ao conhecimento prévio.
Palavras-Chave: Infográficos; Conhecimento; Aprendizagem Significativa
CHEMICAL ELEMENT: the Discovery of the Chemical Elements Present in the Tourist Points of Manaus, through Infographics
The present analysis consists of teaching the chemical elements through the use of infographics as an intrinsic factor that helps educators and learners to learn more dynamically. The purpose of the implantation of the infographics in the classroom is to make the students to obtain the learning. One such learning is meaningful learning, which is the relationship of existing knowledge, to correlate with a new knowledge. The procedure used was the infographics in the teaching of chemistry, which is a practical method of passing the content with maximum yield, since the objective of the infograph is to correlate the subject applied in the classroom through images, that help in the fixation of the learning, thus bringing the students' interest in the teaching of chemistry. The result of this research defends the use of the infographics in the teaching of chemistry as a support of its learning, associating the learning obtained in the classroom for the daily life. Therefore, the use of infographic has emerged as a very important resource in the classroom, favoring the understanding of concepts through images and text, enabling the student to instigate their cognitive skills as well as to relate this new knowledge to previous knowledge.
Key-words: Infographics; Knowledge; Meaningful Learning