Formação de Grupos para Aplicação de Métodos Ágeis na Aprendizagem Colaborativa Baseada em Projetos: Identificando as Características Individuais dos Estudantes

Autores

Resumo

A Aprendizagem Colaborativa Baseada em Projetos (CPjBL) é uma metodologia educativa que incentiva a colaboração e a resolução de problemas em grupo através da realização de projetos. A inclusão de métodos ágeis, os quais são abordagens iterativas e incrementais que priorizam flexibilidade, colaboração e entrega rápida de produtos, permite que os estudantes desenvolvam habilidades de adaptação as mudanças e desenvolvam responsabilidades para estarem prontos para situações reais que enfrentarão em suas carreiras profissionais. Nesse cenário, para alcançar os resultados esperados, precisa-se de uma formação de grupos, a qual pode ser realizada de diversas formas, considerando as diferenças de conhecimentos dos participantes, as preferências de interação dos membros, entre outras características particulares dos indivíduos. Nesse sentido, este artigo apresenta os resultados de uma Revisão Sistemática de Literatura que foi efetuada para identificar quais são essas características individuais dos estudantes que devem ser levados em consideração na formação de grupos e como eles são usados na aplicação de métodos ágeis. A pesquisa mostrou que essas características são muito variadas, como a diversidade do grupo, níveis de aprendizagem, a distribuição de papéis entre os membros da equipe, nível de conhecimento heterogêneo dos participantes (prático versus teórico), entre outros. Conhecer esses fatores são importantes e auxiliam ao professor na hora de fazer a seleção de grupos quando métodos ágeis são aplicadas no CPjBL.
Palavras-chave: Formação de Grupos; Métodos Ágeis, Aprendizagem Colaborativa Baseada em Projetos.

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Biografia do Autor

Carla Fabiana Gomes de Souza, Universidade Estadual de Ciências e Saúde de Alagoas (UNCISAL).

Possui graduação em Sistemas de Informação pela Faculdade de Alagoas (2006). Obteve seu mestrado em Informática no Instituto de Computação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) no 2021. Certificada no ITIL V3 e no Scrum e atualmente é analista de sistemas na Universidade Estadual de Ciências e Saúde de Alagoas (UNCISAL).

Geiser Chalco Challco, Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA)

Possui doutorado em Ciência da Computação na Universidade São Paulo (USP). Professor Adjunto no DETEC da Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA). Ele desenvolve pesquisa nas áreas Engenharia de Ontologias, Gamificação, Aprendizagem Colaborativa com Suporte Computacional, Planejamento Automatizado e Inteligência Artificial Aplicada na Educação.
Instituição:

Alan Pedro da Silva, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Pesquisador-Fundador do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Visiting Fellow na Escola de Governo Blavatnik, da Universidade de Oxford. Seu trabalho concentra-se em pesquisas aplicadas às políticas públicas educacionais, especialmente na promoção da Equidade Educacional.

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Publicado

2024-08-12