ENSINO DE BIOLOGIA: CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO POR MEIO DE AULAS PRÁTICAS
要旨
O uso de recursos didáticos como a realização de aulas práticas, se configura como uma metodologia que, sendo bem explorada durante as aulas, auxilia no ensino e na aprendizagem de biologia, estabelecendo momentos importantes de interação entre professor e estudante. O objetivo deste trabalho é compreender a importância das atividades práticas para o ensino-aprendizagem de biologia em uma escola de Ensino Médio em Tempo Integral da Rede Estadual de Ensino do Município de Maracanaú-CE. A pesquisa foi realizada com a professora que leciona o componente curricular Biologia e uma turma de 34 estudantes do 2º ano do ensino médio. Em virtude da pandemia provocada pelo COVID-19, o instrumento de coleta de dados se deu por meio da aplicação de dois questionários eletrônicos hospedados na ferramenta Google Forms® no qual o link de acesso foi disponibilizado pelo aplicativo de mensagens Whatsapp®. Por meio da análise dos questionários aplicados, foi possível perceber que todos os participantes desta pesquisa, acreditam que a dinamização das aulas com o uso de recursos didáticos como a realização de aulas práticas, torna o processo pedagógico mais atrativo, auxiliando na qualidade do ensinar e do aprender. Diversificar a rotina de sala de aula com a realização de aulas práticas, contribui para despertar nos estudantes o gosto pela experimentação e o desenvolvimento da curiosidade, o sentimento de sempre aprender o que é novo.
Palavras-Chave: Aulas Práticas; Biologia; Ensino; Aprendizagem; Metodologias