PNLD 2020 – AVANÇOS E(OU) PERMANÊNCIAS NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA QUANTO ÀS QUESTÕES DE GÊNERO E À PRESENÇA DAS MULHERES NA HISTÓRIA

Autores

  • Bruna Cruz Baptista UNESA

Resumo

A partir da pesquisa “Investigando a importância do não dito – gênero e mulheres no livro didático de história”, buscamos analisar uma coleção de livros didáticos de história, aprovada pelo PNLD 2020, como objeto e fonte de pesquisa documental, a partir do gênero como categoria de análise, com o propósito de visualizar como se apresentam as relações de gênero, bem como a presença e/ou ausência das mulheres configurando como agentes do processo histórico referenciadas na produção didática brasileira. Por meio da seleção e exploração de uma das coleções aprovadas compreendemos que os livros didáticos que chegam às escolas estão diretamente relacionados às propostas das políticas públicas educacionais vigentes, como o PNLD e o documento da BNCC. Com esse sentido, compreender a BNCC se tornou elementar para se analisar um livro didático, que por sua vez, baseia-se nela, assim como analisar o edital PNLD 2020. Buscamos com este trabalho apresentar uma síntese dos dados extraídos pela análise da BNCC, do edital PNLD 2020 e da coleção aprovada de livros didáticos “Inspire História”, em que damos destaque como o tema das relações de gênero é abordado ou não nestes documentos e materiais destinados à educação.

Palavras-chave: gênero; mulheres; educação; políticas públicas.

Biografia do Autor

Bruna Cruz Baptista , UNESA

Professora Auxiliar – UNESA

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Publicado

2021-07-01