ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DO CÁLCULO DE INTEGRAIS DE FUNÇÕES RACIONAIS

Autores

  • Venâncio Sebastião Finda Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul (ISCED) - Sumbe da Universidade Katyavala Bwila (UKB), Angola.
  • José Luiz Magalhães de Freitas Orientador Científico, Professor do MECMAT – UNIDERP e do PPGEduMat-UFMS

Resumo

Esta pesquisa objectivou investigar estratégias metodológicas presentes no ensino do cálculo de integrais de funções racionais no processo de ensino e aprendizagem. Está direccionado no Ensino de Matemática aos alunos dos primeiros anos das opções de Matemática e Física do Instituto Superior de Ciências de Educação do Uíge (Angola) no cálculo de integrais de funções racionais. É uma pesquisa que se assentou num modelo quantitativo e baseou-se numa estratégia explicativa, porque procurou relacionar a causa-efeito, demonstrando a influência que as estratégias metodológicas têm sobre o desenvolvimento das habilidades dos alunos no cálculo. O suporte teórico-metodológico em que a pesquisa se baseou foi a revisão bibliográfica baseada em vários manuais didácticos de cálculo diferencial e integral entre outros da literatura, onde se obteve alguns pontos de vistas sobre o assunto em estudo e a estatística para a análise de dados produzidos pelos participantes. Para a formatação do texto desta pesquisa, utilizou-se a Norma da Associação dos Psicólogos Americanos para apresentrar as citações e as referências bibliográficas. Para verificar a eficácia da intervenção desta e a consequente comprovação da hipótese levantada, apoiou-se no teste t de Student para amostra pareada, num grupo de 89 (77.39%) entre os 115 alunos que compõem a população, isto é, o total dos alunos do primeiro ano de ensino de Matemática e Física do ano 2019. Por fim, realizou-se análise comparativa dos resultados obtidos nos testes aplicados, pré-teste e pós-teste, onde notou-se resultados satisfatório no pós-teste, o que comprovou a validez da pesquisa realizada.

Palavras-chave: Ensino do cálculo, Estratégias de resolução, Integrais de funções racionais.

Biografia do Autor

Venâncio Sebastião Finda , Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul (ISCED) - Sumbe da Universidade Katyavala Bwila (UKB), Angola.

Mestrando no Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe, Cuanza Sul (ISCED) - Sumbe da Universidade Katyavala Bwila (UKB), Angola.

José Luiz Magalhães de Freitas, Orientador Científico, Professor do MECMAT – UNIDERP e do PPGEduMat-UFMS

Orientador Científico, Professor do MECMAT – UNIDERP e do PPGEduMat-UFMS

Downloads

Publicado

2021-07-01