AS REPRESENTAÇÕES GEOGRÁFICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA
要旨
A análise do ensino da Geografia utilizando representações geográficas deve favorecer a compreensão das características de um lugar ou região, descobrir a relação entre o género humano e o seu meio, assim como explicar sistematicamente os padrões de localização e interacção espacial. A ideia de elaborar um trabalho de investigação relacionado com as Representações Geográficas e algumas questões que têm a ver com o ensino e aprendizagem da Geografia, surgiu na necessidade de pôr a disposição dos docentes e discentes, uma obra de informações que servem de motivos de reflexão e conduzam cada vez mais para um melhor desempenho pedagógico no processo de ensino e aprendizagem da Geografia. O autor apresenta de forma estruturada as Actividaes Didácticas no ensino das Representações Geográficas no processo de ensino-aprendizagem da Geografia, tendo em conta os problemas didácticos – pedagógicos do ensino na actualidade, a qual constitui o resultado fundamental e a via para elevar a eficiência do processo docente educativo através dos programas de Geografia do ensino secundário. Durante o processo de investigação se tiveram em conta os métodos de nível Teórico, Empíricos e Estatísticos matemáticos, assim como indicadores que facilitaram a obtenção do resultado científico. Os resultados alcançados, evidenciaram condições e aperfeiçoamento do processo de ensino - aprendizagem das Representações Geográficas comprovando a validez da pesquisa realizada. Oferecem-se sugestões para o trabalho dos docentes pela importância do tema. Para a formatação do texto desta pesquisa, utilizou-se a Norma da Associação dos Psicólogos Americanos para apresentar as citações e as referências bibliográficas.
Palavras-chave: Ensino-Aprendizagem, Geografia, Representações Geográficas.