EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA NUMA RECÍPROCA QUE É VERDADEIRA: LEGISLAÇÃO, PRÁTICA ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE
要旨
Este artigo apresenta aspectos históricos e legais correlatos a Educação Especial enfatizando a importância da formação docente na promoção da prática escolar inclusiva. Discorre sobre estratégias pedagógicas realizadas na prática educativa em conjunção histórica anterior configurando o caminho construído para percebermos a Educação Especial e inclusiva da forma que temos nos dias de hoje. Aborda pressupostos legais e teóricos que caracterizam a escola como mediadora do ensino para a diversidade cultural e subjetividades próprias de cada indivíduo, como também, administradora das condições de trabalho e formação para seus profissionais. Enfatiza a importância do professor na promoção da educação para os direitos humanos e a estreita relação da formação desse profissional na oferta da Educação Especial de qualidade e inclusiva. Compreende uma “pesquisa bibliográfica” (MARCONI; LAKATOS, 2003) embasada em informações levantadas em livros, artigos e documentos oficiais pesquisados em bibliografias e na rede mundial de computadores. As inferências e interpretações aconteceram mediante “análise de citações” (ROMANCINI, 2010). O estudo revelou que a estrutura de uma escola inclusiva deve propor espaços que aviltem não somente a ação flagrante de ler e escrever, mas, também o desenvolvimento de aspectos relacionais do aluno com o meio e demais pessoas com quem interage. Reivindica a importância da formação docente para atender a demanda da Educação Especial. Desponta a relevância de uma visão holística irrevogável sobre a heterogeneidade presente no ambiente escolar e a reciprocidade entre Educação Especial e Inclusiva na promoção do direito humano a educação.
Palavras-chave: Educação Especial, Formação de Professores, Prática pedagógica, Educação Inclusiva