ESTUDANTES NEGROS E NEGRAS NO ENSINO SUPERIOR E A RELAÇÃO COM QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS VIVENCIADAS NA UNIVERSIDADE
要旨
Este texto traz recortes de um estudo resultado de Trabalho de Conclusão de Curso que teve como objetivo principal analisar percepções de estudantes negros e negras sobre questões étnico-raciais vivenciadas no processo de inclusão e permanência no ensino superior. Os estudos feitos na formação inicial dão ênfase à inclusão de questões étnico-raciais e culturais nos currículos das escolas e expressam o direito de pertencimento a essas instituições sem restrições da cor da pele, de cultura ou por ser diferente do outro. Diante deste contexto, as análises da conjuntura atual suscitaram inquietações sobre a temática proposta na pesquisa, por isso emergiu a necessidade de buscar resposta para o problema: Como os estudantes negros e negras lidam com questões étnico-raciais vivenciadas por eles no processo de sua inclusão na universidade? A pesquisa trilhou os caminhos da abordagem qualitativa pela convicção de trabalhar em uma perspectiva que a realidade não contempla a característica da quantitativa. A análise e interpretação dos dados, através de entrevista e questionário evidenciou que os sujeitos lidam naturalmente com questões étnico-raciais, pois não sofreram preconceito racial nos espaços da universidade e se sentem respeitados pelos colegas e professores. Apesar disso, emergiu dos relatos a existência de preconceito racial, não de maneira declarada ou explícita, mas sutil e velada. Todos os sujeitos se identificam como negros e jamais pensam em negar suas identidades. Evidenciam que o número de negros com pouca expressividade nas universidades é a oportunidade de acesso à educação, em especial nas universidades públicas federais.
Palavras-chaves: Ensino Superior.Estudantes negros e negras. Identidade.