A GESTÃO DO ATENDIMENTO HUMANIZADO À GESTANTE EM MANAUS – AMAZONAS
要旨
O presente trabalho é resultado de um estudo voltado ao atendimento da rede pública de saúde para com a categoria gestante. Teve por objetivo compreender a realidade do atendimento à gestante com foco na Política Nacional de Humanização (PNH). Foi desenvolvida pesquisa do tipo qualitativa, na modalidade estudo de caso, e o instrumento de coleta dos dados se deu por meio de entrevista semiestruturada, sendo realizada com duas mulheres que tiveram filhos em maternidades do Sistema Único de Saúde, selecionadas via amostra proposital, conforme critério de Marconi e Lakatos (1996). Os resultados apontam que os direitos da gestante ainda não são em sua totalidade respeitados conforme estabelecidos em lei, já que as maternidades continuam a executar práticas ultrapassadas, como a manobra de Kristeller, violação do direito à escolha do acompanhante e a cobrança indevida de valores referentes ao pagamento do profissional que faz a aplicação da anestesia, quando se trata do parto cesáreo, além de não disporem de vagas suficientes para atender a demanda. Conclui-se que os gestores e profissionais do serviço de saúde necessitam de uma constante atualização com fins de melhoria do atendimento, deixando de lado práticas tidas como desumanizadoras.
PALAVRAS-CHAVE: Gestão; Atendimento humanizado; Sistema Único de Saúde; Gestante