A INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS DIGITAIS NO COMPORTAMENTO SOCIAL DOS ALUNOS: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DO 6º AO 9º ANO DA ESCOLA UBALDO CORREA.
要旨
Esta pesquisa busca compreender a influência das mídias digitais no comportamento social de alunos do 6º ao 9º ano da escola municipal de Ensino Fundamental Deputado Ubaldo Correa. Para isto, levantou-se os seguintes questionamentos: Até que ponto o uso das TICs pode prejudicar o aprendizado dos alunos? Qual a melhor maneira de utilizar essas ferramentas como aparato didático-pedagógico no processo de ensinar e aprender? E, de que maneira as TICs podem refletir positivamente no comportamento social dos alunos? Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, dividida em três etapas: visita técnica, acompanhamento das atividades em sala de aula e entrevista com 03 professores de disciplinas distintas. O referencial teórico utilizado aborda a inserção das tecnologias digitais enquanto suporte pedagógico para a educação. Dessa forma, contrastando os dados pesquisados com o referencial teórico, acredita-se que a melhor maneira de utilizar as mídias digitais enquanto ferramenta pedagógica é saber integrá-las ao conteúdo, dinamizando as aulas, proporcionando novas possibilidades de ensino e aprendizagem e trabalhando em parceria com eles, já que possuem certo domínio tecnológico por estarem em contato diariamente com essas mídias. Assim, conclui-se que todas as experiências aqui relatadas confirmam a importância das mídias digitais na educação e o quão necessário é domina-las e utilizá-las com criticidade.
Palavras-chave: Educação básica. Mídias digitais. Comportamento social.
ABSTRACT
This research aims to comprehend the digitals media influence by students’ social behavior students of Ubaldo Correa school. To this, we do some questions: Can use the digital media to harm the learning by themselves? What is the best way to use these tools as a didactic-pedagogical apparatus in the process of teaching and learning? And how can ICTs positively reflect on students' social behavior? It is a study of case written by ethnographic method. The theoretical reference studies the digital technologies as education support. Thus, contrasting the researched data with the theoretical framework, it is believed that the best way to use digital media as a pedagogical tool is to know how to integrate it with the content. To provide new teaching and learning possibilities and working in partnership with them. Since they have a certain technological mastery by being in daily contact with these media. Thus, it is concluded that all the experiences reported here confirm the importance of digital media in education and how necessary it is to master and use them critically.
Keywords: Childhood education. Digital media. Social behavior