FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO ENSINO BÁSICO EM AMBIENTE VIRTUAL
要旨
Este trabalho apresenta uma reflexão sobre o modo de gestão do Programa PNAIC no Amazonas a partir do uso de recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação Digital utilizados na Formação de Professores do Ensino Básico a partir de uma arquitetura pedagógica própria para esse público-alvo. Durante a gestão do programa a equipe pedagógica juntamente com os desenvolvedores planejaram, desenvolveram e implantaram diferentes arquiteturas para vários subprogramas abrigados em um Programa maior de Formação de Professores do Ensino Básico na Universidade Federal do Amazonas, priorizando a necessidade de cada subprograma em seu próprio contexto com uso dos mediadores tecnológicos, no sentido de desenvolver uma ambiência cooperativa na produção dos materiais didáticos, levando em conta a influência do desenvolvimento de uma produção autônomo, colaborativa em cooperação na prática pedagógicas desses professores, tendo como base uma metodologia cartográfica de caráter interativa e problematizadora. Essa metodologia considera a formulação de problemas; o levantamento de respostas provisórias; o planejamento de situações experimentais; a testagem de hipóteses no desenvolvimento compartilhado de projetos interdisciplinares. Com base nessa experiência ao longo de cinco anos, é possível reconhecer a importância dessa ferramenta tecnológica para favorecer a interação entre os agentes envolvidos no processo da formação continuada, tendo em vista a produção e a apropriação de saberes, conhecimentos e a troca de experiências nos campos científico e pedagógico, visando à inovação educacional na perspectiva da alfabetização e letramento.
Palavras-chave: Formação de professores; ambiente virtual; aprendizagem.
TEACHER TRAINING: AN EXPERIENCE OF CONTINUING EDUCATION OF BASIC EDUCATION IN VIRTUAL ENVIRONMENT.
Abstract: This paper presents a reflection about how PNAIC Program management worked in Amazonas, holding resources from Information Technology and Digital Communication used in the Basic Education Teachers Training, based on a pedagogical architecture appropriate for this target audience. During the program management the pedagogical team along with the developers have planned, have developed and have implanted different architectures for several subprograms included on a main program related to Education Teachers Training in Universidade Federal do Amazonas, prioritizing each need of the subprogram on its own context using technology mediators, in the sense of developing a cooperative atmosphere in order to produce teaching materials, considering to influence an autonomous production, collaborative combined with this pedagogical teachers skills in practice, based on a cartographic methodology interactive and problematizing. This methodology considers a trouble making; Raising provisory answers; The planning of experimental situations; The testing of shared development of interdisciplinary projects. Based on this experience during five years it is possible acknowledge the importance of this technological tool in order to favour the interaction between the envolved agents of the continuous formation process, Based on this experience during this five years it was possible acknowledge the importance of this technological tool in order to favour the interaction between the envolved agents of the continuous formation process, facing to production and appropriation of knowledge and experiences trading in a pedagogical and scientific field, looking for educational inovation in a perspective of literacy.
Key Words: Teachers Formation's; Virtual Environment; Learning.