ECO-MAKER: DEIXANDO UM LEGADO NA HORTA DA E.M.E.F. PROFESSORA “SOFIA IMBIRIBA” – SANTARÉM –PA (BRASIL)
要旨
Atualmente ouve-se a expressão “faça você mesmo”, a frequência ao ouvir essa expressão está ligada diretamente à cultura maker, que refere a “pôr a mão na massa” e encontrar soluções criativas para seus problemas. Diante dessa perspectiva, a ação, tornou-se possível através do projeto de recuperação do solo, continuidade e revitalização da horta da E.M.E.F Profª. Sofia Imbiriba, nomeou-se essa ação “Eco-Maker, deixando um legado na horta da E.M.E.F Profª. Sofia Imbiriba”, contou com a participação empenhada de toda a comunidade escolar. Seguindo sugestões, os problemas foram resolvidos como: limpeza e construção dos canteiros, os mesmo com a utilização de materiais recicláveis, troca das irrigações, plantações de sementes novas. Após finalizações das ações fazedoras, tornou-se notório a mudança do cenário da horta, os voluntários do projeto e o grupo acadêmico responsável pela ação, satisfeitos. Tornando acreditar nos objetivos alcançados através do projeto, sendo relevante tanto aos acadêmicos envolvidos na ação, quanto aos colaboradores da comunidade escolar.
Palavras-Chave: Cultura Maker. Revitalização. Legado.
“ECO MAKER: LEAVING A LEGACY IN THE VEGETABLE GARDEN OF E.M.E.F. TEACHER SOFIA IMBIRIBA” – SANTARÉM- PA (BRASIL)
Abstract: Currently listening to the expression “make it yourself” but frequency to listen to it is connected directly to “maker culture” referring “to get the hands dirty” and it figures out creative solutions to the problems. Before that perspective, the action became it possible through of soil recovery project for continuity and revitalization Teacher Sofia Imbiriba Middle School vegetable garden named as “Eco-maker: leaving a legacy in the vegetable garden of E.M.E.F. Teacher Sofia Imbiriba”, in which involved the whole school community. After some suggestions, the problems have been solved through of cleaning and building flowerbed used to the same recycled materials changing the irrigations and planting new seed. After finalizing those maker actions, it becomes notorious the change of vegetable garden scene, the voluntaries from the project and academic group responsible by actions they get satisfied. It becomes possible to believe in achieved goals through of project and it is as relevant to academics involved those actions as such contributors from school community.
Keywords: Maker Culture; revitalization; legacy.