Atividades experimentais no ensino de Física: uma pesquisa com estudantes da disciplina de Física Experimental I em uma instituição federal no Ceará

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要旨

O uso eficaz de experimentos durante as aulas de Física é reconhecido por pesquisadores como um impulsionador motivacional para atrair jovens para carreiras científicas. Este estudo teve como objetivo analisar a incorporação de atividades experimentais em um curso de Licenciatura em Física em um Instituto Federal. Para alcançar esse objetivo, foi adotada uma abordagem qualitativa, que envolveu o uso de um questionário semiestruturado para avaliar a percepção dos estudantes matriculados na disciplina de Física Experimental I do referido curso. Os resultados destacam que, mesmo em instituições federais com laboratórios disponíveis, estes são subutilizados, essencialmente limitados às disciplinas de Física Experimental. Observou-se que estudantes que atuam na educação básica assumem a responsabilidade financeira ao implementar atividades experimentais para seus alunos, utilizando seus próprios salários para adquirir materiais. Com o intuito de promover práticas experimentais no ensino de Física, este trabalho propõe uma atividade com materiais de baixo custo. A atividade experimental sugerida visa incentivar a utilização mais ampla de laboratórios e facilitar a implementação de atividades experimentais, mesmo em contextos financeiramente desafiadores.
Palavras-chave: Física experimental. Atividades experimentais. Ensino de Física. Experimento de baixo custo.

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Doutor em Engenharia de Processos pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM-IFCE).

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Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

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Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

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Doutor em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

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Doutor em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente no Doutorado Acadêmico em Ensino, da Rede Nordeste de Ensino (Renoen).

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出版済

2024-08-12