A presença/ausência de Paulo Freire na formação de professores: uma análise a partir dos projetos pedagógicos dos cursos de pedagogia no Brasil

著者

要旨

O artigo apresenta o resultado de uma pesquisa de iniciação científica desenvolvida no período de julho de 2022 a agosto de 2023 que objetivou identificar, quantitativa e qualitativamente, a presença de Paulo Freire nas disciplinas do curso de Pedagogia das Instituições de Ensino Superior Públicas do País. A escolha reside na possibilidade de traçarmos um mapa abrangente da influência do pensamento do educador nos cursos de formação de professores, especificamente no curso de licenciatura em Pedagogia. Para alcançarmos nosso objetivo optamos por uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo documental. Foram analisados os projetos pedagógicos de cinco universidades públicas de diferentes regiões do país. Após o mapeamento e análise dos dados, foi possível identificar a presença das obras freireanas em todos PPCs, em diversas disciplinas, sendo a pedagogia da autonomia a mais citada.

Palavras-chave: Paulo Freire; Pedagogia; Formação; Projeto pedagógico de curso.

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Graduanda em pedagogia na Instituição de Educação, Agricultura e Ambiente- Universidade Federal do Amazonas. Residente em educação (PIBID), na área da Educação Infantil.

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Pedagoga (UFRN), Especialista em : Educação Infantil (UFRN) e literatura e Ensino ( IFRN);  Artes Visuais e tecnologias contemporâneas (UFMG). Mestre em Educação (UFRN); Doutorado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente ( UNIR) com período sanduíche na  University of Florida.

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出版済

2023-07-31