EXPERIÊNCIAS MATEMÁTICAS: DISCUTINDO A SUSTENTABILIDADE A PARTIR DE ATIVIDADES LÚDICAS
要旨
Meio ambiente é um tema transversal e indispensável para a transformação e sensibilização ambiental dos estudantes, independente do componente curricular em nível básico. Nesse processo, a Matemática, enquanto área do conhecimento, tem um papel elementar por fornecer subsídios em possíveis soluções para a crise ambiental enfrentada pela humanidade. O objetivo desse artigo é analisar uma oficina pedagógica de Matemática realizada no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe, por meio de uma abordagem quanti-qualitativa. Pode-se constatar alguns indicadores que potencializam a importância da construção de um Laboratório Sustentável de Matemática nessa escola que, para além do ensino de conteúdos matemáticos, às práxis nesse espaço podem incentivar discussões acerca do reaproveitamento de resíduos sólidos e na adoção de padrões de vida sustentáveis.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.citations##
BRASIL. Lei nº 12.305, de 02 de agosto de 2010. Política Nacional de Resíduos Sólidos. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm Acesso em: 12 dez. 2022.
CARVALHO, I. C. M. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
FELIPPE, A. C.; MACEDO, S. S. Contributions of Mathematical games and Mathematical modeling in teaching Mathematics. Research, Society and Development, v. 11, n. 1, p. 1-12, 2022.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 80. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.
GUIMARÃES, G. A. R. Dificuldades matemáticas apontadas no ingresso ao ensino superior: desafios e possibilidades. 2021. 20 p. / Instituto Federal Goiano, Ipameri /GO, 2021.
GUIMARÃES, U. A.; BONATTO, V. A..; BARROS, V. A..; SOUSA, M. G. B. O. Formação Docente e os Desafios Encontrados em Sala de Aula. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - v. 3, n. 11, p. e3112266, 2022. Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/2266. Acesso em: 6 fev. 2023.
LEITE, C. H. P.; NETO, J. M.; BEZERRA, A. K. L. Educação Ambiental como fator estruturante da Política Nacional de Resíduos Sólidos: um estudo a partir de experiências práticas. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 16, n. 6, p. 348–359, 2021.
LORENZATO, S. O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. – 3. ed. – Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
MAIELLO; A.; BRITTO A. L. N. P.; VALLE, T. F. Implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Revista de Administração Pública, v. 52, n. 1, p. 24-51, 2018.
MENEZES, F.; BARABANI, M.; REGINA, A. Laboratório sustentável de matemática: uma experiência nos anos iniciais do ensino fundamental. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, XIII. Cuiabá, 2019.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Parâmetros curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
MOREIRA, M. A. Aprendizagem ativa com significado. Espaço Pedagógico, v. 29, n. 2, Passo Fundo, p. 405-416, maio/ago. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.5335/rep.v29i2.13887. Acesso em: 6 fev. 2023.
NUNES, A. S.; NASCIMENTO, W. J.; SOUSA, B. N. P. A. Modelagem Matemática: um panorama da pesquisa brasileira na educação básica. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 11, n. 4, p. 232–253, 2020. DOI: 10.26843/rencima.v11i4.2410. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2410. Acesso em: 7 fev. 2023.
ONU – Organizações das Nações Unidas. Agenda 2030. Disponível em: https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/. Acesso em 10 de dez de 2022.
VIEIRA, E.; VOLQUIND, L. Oficinas de ensino: O quê? Por quê? Como? 4. ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2002.
VIESBA, E.; DIAS, N.; ROSALEN, M. CTSA e Educação Ambiental: uma perspectiva integradora em oficinas pedagógicas. HUMANIDADES & TECNOLOGIA (FINOM), v. 33, n. 1, p. 69-87, 2022.
PEREIRA, A. C. C.; PINHEIRO, A. C. M.; SANTOS, J. N. DOS. A concepção de laboratório de matemática de licenciandos: repensando conceitos, uso e formação. Educação Matemática em Revista, v. 26, n. 73, p. 24 - 43, 30 dez. 2021. Disponível em:
https://doi.org/10.37001/emr.v26i73.2915. Acesso em: 6 fev. 2023.
SILVA, F. M. Análise de um “grupo de prática” de professorxs que ensinam matemática: aspectos do desenvolvimento profissional. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática – PEMAT –, Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
STORA, F.; OLIVEIRA, S. L. D.; GONZAGA, C. A. M.; MASSUGA, F. Práticas de sustentabilidade em escolas estaduais de Guarapuava (PR). Rev. bras. Estud. pedagog., Brasília, v. 103, n. 264, p. 378-403, maio/ago. 2022. Acesso em: 6 fev. 2023.