EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE NA EDUCAÇÃO DO CAMPO
Resumen
A Química está presente no nosso dia a dia, em muitas atividades do cotidiano, mesmo que implicitamente. Como disciplina, a Química está inserida na grade curricular do Ensino Médio, em caráter obrigatório, devendo ser trabalhada de forma articulada com a vivência dos alunos. No contexto da Educação do Campo, o Ensino de Química contribui de forma significativa para atividades realizadas na zona rural, pois através de práticas experimentais, o educando pode compreender os fenômenos que ocorrem na sua realidade. Para esse estudo, foi escolhido os experimentos de polaridade e pH, sendo discutidos e correlacionados a realidade do educando. Dessa forma, o objetivo desse trabalho, foi analisar as contribuições da experimentação para o ensino-aprendizagem de Química. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, de alcance descritivo com doze alunos do primeiro ano do ensino médio, da Unidade Escolar Rafael Manoel da Costa, localizada no município de Massapê do Piauí/PI, através da realização de dois questionários: um referente ao Ensino de Química na escola e outro após a realização de experimentações em uma feira de ciências desenvolvida na referida escola. A partir da análise dos resultados, observou-se que apesar das dificuldades enfrentadas para o desenvolvimento de atividades práticas, é possível buscar alternativas simples e de baixo custo. Com isso, pode-se concluir que o Ensino de Química como práxis contribui efetivamente na Educação do Campo, sendo possível discutir os conteúdos presentes na disciplina com o contexto encontrado na realidade campesina, cabendo ao docente e a escola desenvolver metodologias que efetivem essa forma de aprendizado.
Palavras-chave: Educação do Campo; Ensino de Química; Experimentações;