AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR EM MOÇAMBIQUE NO PERÍODO COVID-19. ANÁLISE DE UM ESTUDO DE CASO

Autores/as

  • Mário Silva Uacane Universidade de Licurso, Moçambique
  • Ana Cristina Pego Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Resumen

As tecnologias de informação e comunicação (TIC) tornaram-se um meio de comunicação mais comum na ERA COVID-19. A sua avaliação tornou-se um fenómeno necessário para estudar causas e efeitos nos vários domínios económicos e sociais. Desta forma, é evidente que a sua utilização constitui um valor acrescentado pelo facto de permitir o acesso è informação, é também uma nova forma de colaboração entre pares. Este artigo pretende através de um estudo de caso, demonstrar de como as TIC constituíram uma ferramenta necessária para uma instituição do ensino superior, na ERA COVID-19, no processo ensino /aprendizagem, colaboração entre pares, e valorização de recursos pedagógicos. A metodologia usada foi a quantitativa com recurso a um questionário electrónico distribuído pelos docentes e alunos da Universidade Licungo, em Moçambique. O estudo permitiu concluir que, face à situação COVID-19, a instituição do ensino superior ultrapassou as dificuldades iniciais de adaptação, e pretende num futuro próximo adoptar metodologias de ensino digitais. Contudo, existem ainda algumas dificuldades, que se traduzem no acesso às TIC por parte dos alunos, e na adaptação dos mesmos a esta nova realidade.

Palavras-chave: ensino digital, tecnologias e informação e comunicação, ensino / aprendizagem

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Biografía del autor/a

Mário Silva Uacane , Universidade de Licurso, Moçambique

Prof. Dr. Universidade Licungo/ Moçambique, Grupo de pesquisa “Estudos ambientais e paisagens”

 https://sites.google.com/view/mario-uacane

Ana Cristina Pego , Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Profa. Dra. Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Centro de Interdisciplinaridade de Ciências Sociais e Humanas (CICS).

Publicado

2021-07-01