O TRABALHO INDEPENDENTE NO ENSINO DA HISTÓRIA, UMA NECESSIDADE ACTUAL

Autores/as

  • Ladislau Newton Flor Diango Sacambonde
  • Rosell Ramón Hidalgo Herrera Universidade Katyavala Bwila, ISCED Cuanza-Sul, Angola
  • Osvaldino Wilsom Mweleyayo António Departamento de Ciências Sociais do ISCED-Sumbe

Resumen

O presente artigo pretende analisar as perspectivas de desenvolvimento do método de trabalho independente no ensino da História, contextualizado nas exigências actuais do processo de ensino-aprendizagem em Angola, a partir da análise de alguns orçamentos teóricos e metodológicos que oferecem informação didáctica a respeito. Os métodos teóricos e empíricos empregados, de conjunto com a experiência dos autores, permitiram obter informação a respeito das concepções, que destas posições diversas oferece a literatura científica sobre o tema e sobre o uso adequado e óptimo do método, por isso o objetivo principal do trabalho consiste em oferecer alternativas que permite a sua execução no ensino da História, no processo de preparação da aula como premissa maior para um bem-sucedido na direcção do processo de ensino aprendizagem da disciplina.

Palavras-chave: Método, Trabalho Independente, Sala-de-aula de História, ensino da História

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ladislau Newton Flor Diango Sacambonde

Licenciado em Ciências da Educação, Especialidade História na Universidade Agostinho Neto. Professor de Filosofia no Complexo Escolar Do É-15 (Cuanza-Sul). Mestrando em Ciências da Educação, Especialidade Ensino da História na UKB, ISCED Cuanza-Sul. 930335482. Reside em Angola, Província do Cuanza-Sul, Cidade do Sumbe.

Rosell Ramón Hidalgo Herrera, Universidade Katyavala Bwila, ISCED Cuanza-Sul, Angola

Doutor em Ciências Pedagógicas, Mestre na Educação, opção Direcção Educacional. Licenciado em Educação, Especialidade de Educação Primária. Professor do Departamento de Ciências Sociais na Universidade Katyavala Bwila, ISCED Cuanza-Sul. Autor de Programas de Disciplinas de Pré-graduo, Cursos e Treinamentos de Pós-graduo e Artigos publicado em Revistas Nacionais e Internacionais. 922590834.

Osvaldino Wilsom Mweleyayo António, Departamento de Ciências Sociais do ISCED-Sumbe

Licenciado em Ciências da Educação, Especialidade História no ISCED – Lubango, Universidade Agostinho Neto, Mestre em Relações interculturais, na especialidade de Sociologia das migrações pela Universidade Aberta de Lisboa – Portugal, Doutorando em Ciências da Educação especialidade de Supervisão Pedagógica, pela Universidade do Minho – Portugal, Professor do Departamento de Ciências Sociais do ISCED-Sumbe, Coordenador do curso de História e Práticas Pedagógicas I e II. Tem vários artigos publicados

Publicado

2021-01-01